A Comissão Mista que analisa a Medida Provisória do Programa Minha Casa, Minha Vida (MP 1.162/2023) acatou três emendas do senador Weverton Rocha (PDT-MA). As propostas garantem melhoria nas condições de moradias para pessoas com deficiência e com uso de tecnologias verdes.
A primeira emenda determina que as casas que tenham espaços acessíveis e transitáveis às pessoas que possuem alguma deficiência.
“As casas precisam ser adaptadas para as necessidades dos seus moradores. Inclusão é fundamental”, ressaltou o parlamentar.
Outra proposta apresentada pelo senador prevê a utilização de energia solar e eólica que, ao longo do tempo, promoverão a diminuição das contas de energia elétrica aos cidadãos.
“Temos que estimular o uso de fontes renováveis de energia. Além de garantir a redução das contas de luz, vamos ajudar o meio ambiente”, ressaltou.
Os parlamentares também acataram a emenda de Weverton que propõe a adoção de soluções arquitetônicas para dar maior conforto térmico e barrar, por exemplo, a grande incidência solar.
“Temos que pensar em alternativas que melhorem a vida das pessoas que moram nas regiões mais quentes do país, como paredes verdes ou telhas com isolamento térmico, pisos frios, pisos flutuantes, dentre outros”, finalizou.