O senador Weverton (PDT-MA) participou nesta quinta-feira (18) de uma reunião com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, para conversar sobre o eventual adiamento das eleições 2020. No encontro, o parlamentar, que é relator da PEC que trata do tema no Senado, ouviu o ponto de vista do TSE sobre o assunto. A ideia é construir uma proposta que garanta que o processo eleitoral corra com toda a normalidade e legitimidade.
“Foi uma reunião bastante produtiva e importante para começarmos a formar uma opinião a respeito do adiamento das eleições”, disse Weverton.
Na ocasião, o senador convidou o presidente do TSE para participar de um debate público, que ocorrerá na próxima segunda-feira (23), com parlamentares e especialistas de várias áreas.
“É importantes ouvirmos os estudiosos, sanitaristas e especialistas em áreas estratégicas do Brasil, que estão tratando diretamente o tema. Assim, conseguiremos formar uma opinião e chegar a um consenso sobre o assunto. Dando certo, já na semana que vem, irei apresentar meu relatório”, explicou.
Luís Roberto Barroso agradeceu o convite e a visita do parlamentar.
“Tive o prazer de receber o senador Weverton para conversarmos sobre o eventual adiamento das eleições. Essa tem sido a recomendação consensual dos médicos e cientistas. Na eventualidade desse adiamento, há muitas questões de prazos operacionais que precisam ser equacionadas. O senador me convidou para estar presente no debate para habilitar-se a produzir o relatório final sobre esta matéria no Senado”, afirmou o presidente do TSE.
O texto da PEC que for aprovado pelo Senado será enviado para a Câmara dos Deputados. Após sua aprovação pela Câmara, a PEC será promulgada, já entrando em vigência para as eleições. Não cabe sanção do presidente da República, pois as PECs são de competência única e exclusiva do Congresso Nacional.