O senador Weverton Rocha (PDT-MA) presidiu nesta terça-feira (3) uma sessão especial no Senado em homenagem ao Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto. O parlamentar aproveitou a ocasião para destacar a relevância histórica e cultural dos profissionais e lembrou que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contabiliza mais de um milhão e 400 mil advogados.
“Soma-se a este número expressivo, os muitos estagiários em Direito e também os profissionais com inscrição complementar — em uma ou mais unidades federadas, além da original — e também os consultores jurídicos estrangeiros, o que eleva o total de profissionais da advocacia a quase um milhão e 500 mil com inscrição em sua instituição de classe”, ressaltou Weverton.
O senador destacou ainda que, em números absolutos, o Brasil ocupa a segunda colocação entre os países com mais advogados, sendo a Índia o líder mundial no ranking.
“E, se levarmos em conta a proporção dos profissionais quanto às populações, nosso país lidera: hoje contamos com um advogado para cada 153 habitantes”, afirmou.
Weverton enfatizou também que o seu mandato sempre valorizou e fortaleceu a advocacia em nosso país.
“Sou autor, por exemplo, do PL 2.878/2019, que destina recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) para expandir as Defensorias Públicas que tanto defendem as populações mais pobres”, disse o parlamentar.
O Dia do Advogado foi instituído como celebração à criação dos dois primeiros cursos de direito no país: a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Para os senadores, a data serve para ressaltar a importância da atividade para a defesa dos direitos individuais e coletivos e a manutenção da paz social.