O senador Weverton (PDT-MA) participou, na manhã desta quarta-feira (15), da homenagem do Congresso Nacional aos 130 anos do Tribunal de Contas da União (TCU). A sessão solene reuniu parlamentares, integrantes do TCU e juristas.
O tribunal é o órgão de controle externo do governo federal e auxilia o Congresso Nacional na missão de acompanhar a execução orçamentária e financeira do Brasil.
“O TCU exerce um papel importantíssimo de garantir a boa administração. Por ser um órgão de controle, impede a prática de abusos econômicos e garante o bom uso do dinheiro público”, afirmou o parlamentar.
O TCU foi criado em 1890 por meio de um decreto do então ministro da Fazenda, Rui Barbosa. O tribunal começou a funcionar efetivamente em 17 de janeiro de 1893, quando era ministro da Fazenda, Inocêncio Serzedello Corrêa.
“A história do nosso país passa pelo TCU. Este órgão público é fundamental e merece todas as homenagens”, ressaltou Weverton.
O Tribunal de Contas é um órgão colegiado formado por nove ministros. Seis ministros são indicados pelo Congresso, um, pelo presidente da República com aprovação do Senado e dois são escolhidos entre auditores e membros do Ministério Público que funciona junto ao TCU. O presidente atual é o ministro Bruno Dantas.