O senador Weverton Rocha (PDT-MA) afirmou, em pronunciamento nesta terça-feira (20) no Plenário do Senado, que o senador Flávio Dino (PSB-MA) fez um grande trabalho no Maranhão e no Brasil. Dino sai do Senado para assumir o cargo de ministro do Superior Tribunal Federal (STF), em cerimônia prevista para esta quinta (22). Ele assume vaga aberta com a aposentadoria da ministra Rosa Weber.
“O Flávio tem uma coisa chamada honestidade de propósito. Há pessoas que podem contribuir na construção de uma solução para muitos problemas do Brasil e o Dino é um desses brasileiros”, ressaltou o parlamentar.
Weverton lembrou a trajetória de Dino no Maranhão e desejou-lhe sucesso nesse novo desafio.
“Vossa Excelência está terminando um ciclo e começando outro. Tenho certeza que o senhor tem muito que contribuir para o Brasil agora no STF”, destacou o senador.
Ao falar da tribuna, Flávio Dino manifestou sua “profissão de fé” na política, à qual se dedicou ao longo de 18 anos. Ele defendeu a fidelidade em torno dos princípios constitucionais da presunção de inocência, especialmente na aplicação do direito penal; a presunção da legalidade dos atos administrativos; e a presunção de constitucionalidade das leis elaboradas pelo Congresso Nacional.
Dino reiterou ainda “total confiança e total crença de que não há bom caminho para o Brasil fora da política”.
“Nós precisamos de uma política forte e só teremos uma política forte com políticos credenciados a exercer a liderança que o Brasil exige. Nós precisamos retomar a ideia de deveres patrióticos, deveres cívicos; nós não podemos sucumbir à espetacularização da política. Um bom líder político jamais pode ser um mero artefato midiático submetido à lógica dos algoritmos. O bom líder político tem que ter causas que definam o seu lugar, porque se ele for um mero artefato midiático, se for submetido exclusivamente à lógica das redes, é claro que ele não estará exercendo o papel de liderança necessário à construção do futuro. Nós precisamos ter causas para ter identidade”, afirmou.