Pensar o Maranhão de forma regionalizada como meio de desenvolvimento, destacando as potencialidades de cada região, principais demandas e identificação de propostas para geração de emprego, trabalho e renda. Este é o objetivo da “Oficina para o Desenvolvimento do Maranhão: Só governa para o povo quem pensa como o povo”, realizada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), na última sexta-feira (03), em Imperatriz. A oficina, coordenada pelo senador Weverton (PDT), pré-candidato ao governo do Maranhão, contou com a presença de pedetistas históricos, políticos e representantes da sociedade civil. A oficina será realizada em todas as macrorregiões do Maranhão. O deputado estadual Márcio Honaiser(PDT), pré-candidato a deputado federal, destacou a importância do evento.
“Este é um momento muito importante. Com a realização destas oficinas será possível identificar o real potencial de cada região e assim direcionar recursos e projetos. É desta forma que vamos fortalecer o nosso estado e gerar emprego e renda para a nossa população”, afirmou Márcio Honaiser.
Presente à reunião, representando a Fetaema, o Sr. Dantas (Porto Franco) destacou a importância de ouvir as pessoas na construção do plano de governo.
“ É muito importante, neste momento de construção do plano de governo, ouvir as pessoas, tanto da cidade quanto do campo. Temos que ouvir as pessoas da agricultura familiar. O governo tem que ter a sensibilidade de perceber as necessidades das pessoas do campo na estrutura da região. O agronegócio não é o inimigo do campo. O inimigo são as políticas públicas que não tratam com respeito e igualdade as duas pontas desta estrutura que são: o agronegócio e a agricultura familiar rural”, disse o Sr. Dantas.
Na sua fala, Weverton destacou a importância de traçar uma meta levando em consideração a potencialidade e particularidade de cada região do estado. Weverton chamou a atenção também para a participação da sociedade civil na construção de uma Maranhão forte e próspero.
“Não temos que ter preocupação apenas em ganhar a eleição. Temos que nos preocupar em governar com sabedoria e compromisso com a população. O Maranhão é um estado grande e plural. Rico em potencialidades. Cada região representa uma gama diferente de oportunidades. Precisamos fazer uma construção coletiva. Vamos fazer acordos de territórios como base para o nosso Plano de Governo. Ouvir as pessoas, sentar com as entudades. Precisamos fazer a construção de uma política real de desenvolvimento. Vamos percorrer as macrorregiões do nosso estado levando esta oficina para montar uma proposta real. Uma proposta possível. Uma proposta transformadora. Como diz o slogan da nossa oficina: “Só governa para o povo quem pensa como o povo”. Vamos caminhar juntos nesta construção e juntos vamos construir um plano de governo plural, pensando todos os Maranhões”, destacou Weverton.