
No momento estamos vivendo um período difícil, em que todas as atividades econômicas sofrem com as incertezas geradas pela pandemia. Mas com vacinação, se Deus quiser, iremos superar o pior momento e vamos precisar retomar o crescimento econômico. Quando essa hora chegar, é estratégico ter um olhar especial para o setor do turismo, que tem um potencial importante de geração de emprego e renda e, se desenvolvido dentro de um planejamento sustentável, é uma alternativa democrática e inclusiva para o ganho de todas as faixas de renda.
O Maranhão é estado com grandes atrativos naturais e patrimoniais. São Luís, além de praias, manifestações culturais e culinária diferenciada, tem o maior acervo de azulejos portugueses fora de Portugal. Os Lençóis Maranhenses são uma paisagem única, que já começam a ser descobertos pelo mundo. E as chapadas ao sul do estado oferecem a combinação perfeita de beleza e turismo de aventura.
Na semana que passou, estive em Riachão, atendendo a um convite para conhecer as belezas e potencialidades do local. Ali tem um complexo de aventura que inclui vários munícipios. Fiquei encantado e empolgado com as possibilidades que aquela região tem para investimentos.
Para transformar todo esse potencial em atividade econômica é necessário estímulo do Estado e parceria com a iniciativa privada.
Em Brasília, como senador, estou lutando por recursos federais para garantir a infraestrutura necessária, estradas, aeroportos regionais e planos de interligação com outros polos turísticos, dentro e fora do Maranhão. Com essa base lançada, o governo do estado e os municípios poderão dar o passo seguinte, que é estimular investidores privados a apostarem nessas regiões. Estamos falando de lugares belíssimos.
É fundamental que em paralelo seja desenvolvido um trabalho de preparo da população para que todos possam ganhar dinheiro com o turismo. Do guia a pequenas empresas locais de serviços, passando pelos empreendedores individuais. Afinal, turistas consomem comida, lembranças, objetos úteis para aproveitar ao máximo o divertimento oferecido pelo local.
Temos tido muitos avanços no Maranhão nos últimos anos, em diversos setores. O próximo grande desafio é alavancar o desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável para reduzir a desigualdade social, gerando riquezas para a população, com iniciativas em que todos possam ganhar. O turismo é um ótimo caminho nesse sentido.
Senador Weverton