O senador Weverton Rocha (PDT-MA) apresentou um projeto de lei que estimula a inserção de mulheres acima de 50 anos no mercado de trabalho. O texto prevê que os serviços nacionais de aprendizagem, a exemplo do SENAI, SENAC, SENAR, SENAT e SESCOP, desenvolvam cursos e programas para aprimorar profissionalmente as mulheres nessa faixa etária, a fim de promover a manutenção do emprego e a reinserção daquelas que ficaram desempregadas no mercado de trabalho.
Dificuldade acima dos 50 anos
“As mulheres acima de 50 anos têm muita dificuldade de conseguir emprego, essa foi uma queixa que ouvi muito nas minhas viagens pelo Maranhão. E resolvi buscar uma solução legislativa para o problema”, afirmou Weverton Rocha.
O senador lembrou que ao mesmo tempo em que as novas regras de aposentadoria exigem que as pessoas permaneçam mais tempo no mercado de trabalho, o mercado prioriza a contratação de pessoas mais jovens, deixando muitas mulheres em situação difícil. “Muitas dessas mulheres são chefes de família e precisam da renda para sustentar a família. Portanto, temos que ter políticas públicas que favoreçam a ocupação das mulheres com mais de 50 anos no mercado de trabalho, um programa de Segunda Chance. Este é um projeto que vai promover a qualificação profissional para que elas voltem a trabalhar”, destacou Weverton.
Weverton explicou que o projeto também quer estimular as mulheres a serem empreendedoras.
“Quando você promove a capacitação, a profissional tem a liberdade de escolher em que área atuar. É isso que queremos com esta proposta. Queremos elas de volta ao mercado de trabalho. Seja como funcionária ou como dona do próprio negócio”, ressalta.