Em cerimônia de reposição do busto restaurado do jornalista Othelino Nova Alves ao Calçadão da Rua de Nazaré, no Centro de São Luís, o deputado federal Weverton Rocha falou do registro da história para as gerações futuras. “Aqui fica um lugar de reflexão para a sociedade. Homens como ele precisam ser lembrados, para que a nossa geração e as futuras sigam seu exemplo, lutando em favor da democracia”, ressaltou o parlamentar. A área recebeu o nome de Espaço da Liberdade.
A reposição do busto foi feita pelo prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior, com a presença de familiares de Othelino Nova Alves, inclusive do neto, o jornalista e deputado estadual Othelino Neto. Também estiveram presentes o deputado federal Juscelino Filho, os deputados estaduais Edivaldo Holanda, Glaubert Cutrim e Rafael Leitão, o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Douglas Cunha, e o jornalista Lourival Bogea e Hilda Bogea, proprietários do Jornal Pequeno.
Othelino Nova Alves foi jornalista, articulista do Jornal Pequeno e presidente do Sindicato dos Jornalistas do Maranhão na década de 60. Combativo, ele escrevia reportagens políticas ou investigativas que denunciavam abusos e corrupção. Foi assassinado em função do exercício profissional por um ex-diretor da Polícia, que havia sido exonerado após reportagem de Othelino demonstrar o envolvimento dele com extorsão.