O senador Weverton Rocha (PDT-MA) defendeu nesta segunda-feira (13), durante entrevista ao programa Bom dia Mirante, a aprovação do projeto de lei voltado ao combate às fake news. Ele considera a proposta como um passo importante no combate à desinformação.
“A propagação das fake news é hoje algo muito preocupante. Olha o problema sério que estamos passando no Rio Grande do Sul e as pessoas ainda ficam propagando fake news. Isso não pode acontecer”, afirmou o parlamentar.
O projeto que cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na internet (PL 2.630/2020), conhecido como o PL das Fake News, foi apresentado em 2020 pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE) e votado no mesmo ano no Senado. Desde então passou apenas por uma comissão na Câmara e não tem previsão para ser votado pelos deputados, que buscam consenso para regras de combate à desinformação na internet, responsabilização de plataformas e garantia de fiscalização e aplicação de sanções.
“Acredito que este ano ainda os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, vão conseguir destravar essa pauta. Isso é fundamental”, ressaltou.
Eleições municipais
Ainda na entrevista, Weverton falou sobre as eleições municipais e afirmou que o PDT terá candidatura própria para a prefeitura de São Luís.
“Nosso candidato será o Fábio Câmara. Agora, como, provavelmente, vai ter segundo turno em São Luís, existe a possibilidade do partido lançar o seu projeto, discutir o seu programa e, depois, no segundo fazer as alianças mais pragmáticas”, explicou o senador.