fbpx
 

O que pensoA educação precisa estar na agenda de prioridade do Maranhão e do Brasil

19 de março de 20230
https://wevertonrocha.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Weverton-vota-pela-aprovacao-da-prioridade-de-emprego-no-Sine-para-mulher-vitima-de-violencia.jpg

Um estudo divulgado pela Fundação Getúlio Vargas essa semana ratifica o que o PDT vem pregando desde sua fundação: é preciso investir em educação para que o Brasil tenha avanços no desenvolvimento econômico e social.

O estudo “Síntese de evidências: educação e crescimento econômico”, elaborado pela FGV EESP Clear, conclui que a qualidade da educação tem efeito direto na geração de emprego, redução de homicídios, produtividade do trabalhador e crescimento econômico.

A Coreia do Sul, que tal como o Brasil é um país em desenvolvimento, entendeu essa premissa, investiu em educação e triplicou seu PIB em 50 anos.

No Nordeste temos dois exemplos de estados que também entenderam a importância da educação. O Piauí tem apresentado saltos no desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o Ceará tornou-se um caso de estudo nacional pelo sucesso no modelo educacional. Colherão os resultados nas próximas décadas.

A boa notícia é que o Ministério da Educação agora é comandado pelos ex-governadores do Ceará, Camilo Santana (PT), atual ministro, e Izolda Cela (PDT), atual secretária-executiva. Com a boa experiência cearense e a sensibilidade do presidente Lula, temos tudo para crer que o nosso país viverá uma fase de valorização da educação.

Mas para além de uma política de governo, essa valorização precisar ser uma política de Estado e precisa ser compartilhada pelos estados e municípios.

No Maranhão, tivemos o importante avanço das escolas dignas, que melhoraram as condições físicas para professores e alunos. Mas precisamos dar os passos seguintes para ter qualidade no ensino.

Segundo o Censo Escolar do MEC, 80,7% das escolas públicas do Maranhão não tem biblioteca ou sala de leitura; 97% não têm laboratório de informática; e 32% não possuem nenhum material pedagógico. Como esperar que nossos estudantes tenham bom desempenho, se não há estímulo à leitura, ou inserção no mundo moderno, onde a conectividade é essencial?

Tenho conversado com o ministro da Educação e com o ministro das Comunicações e estou empenhado em buscar soluções de conectividade para as escolas municipais, estaduais e federais e mais investimentos para a educação no estado.

Mas é urgente a criação de um plano de qualificação do ensino maranhense, com valorização de profissionais e investimento em modernas tecnologias. Um plano que precisa nascer da discussão democrática com técnicos, alunos pais e profissionais da educação, vislumbrando a inclusão dos nossos estudantes na nova realidade mundial, em que a educação é a chave de tudo. Se querermos ter um estado desenvolvido, com menos índice de pobreza, a educação precisa ser prioridade nos investimentos.

Senador Weverton Rocha

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://wevertonrocha.com.br/wp-content/uploads/2022/10/logo-wr-site.png