O senador Weverton (PDT-MA) anunciou nesta terça-feira (8) que o Senado criará uma comissão externa para acompanhar a situação dos Yanomami em Roraima. Ele também defendeu a criação de uma força-tarefa para com todos os poderes.
“O Senado irá aprovar a criação de uma comissão externa da bancada de Roraima para acompanhar de perto o que está acontecendo no local. É importante que seja feita uma interlocução direto com o presidente Pacheco. Ele vai se reunir com o ministro da Justiça, Flávio Dino, com o ministro da Defesa, José Múcio, e com o procurador-geral da República, Augusto Aras, para que todos montem uma força-tarefa e entrem em um acordo para se fazer essa ação humanitária”, afirmou o senador.
Weverton falou ainda sobre a situação das quase 20 mil pessoas que estão ilegalmente no território Yanomami.
“Muitas famílias, que se submeteram à atividade ilegal, não têm mais condição de voltar para casa. São cozinheiras, crianças, idosos. Os donos desses garimpos, que cometeram crimes lá dentro, nem mais lá estão. Quem está preso lá são pessoas humildes. É uma necessidade urgente que o Estado brasileiro ajude essas pessoas”, declarou o parlamentar.