O senador Weverton (PDT-MA) cumprimentou, nesta quinta-feira (31), os 209 novos filiados ao PDT no Maranhão. A segunda noite de filiações do mês de março ocorreu no Rio Poty Hotel, em São Luís, e contou com a presença de representantes de outros partidos, como o vice-presidente do Republicanos, deputado federal Gil Cutrim; presidente do PROS, deputado estadual Marcos Caldas; coordenadora da Rede Sustentabilidade no Maranhão, Janicelma Fernandes; e presidente do PT de São Luís, Honorato Fernandes; além de representantes de grêmios estudantis e entidades de classe.
Entre os filiados estavam o deputado estadual Ciro Neto; o ex-prefeito de Timon, Luciano Leitoa, que foi presidente estadual do PSB; Rosi Vicentine, ex-presidente do PSB de Imperatriz; o ex-deputado Waldir Maranhão; Walmir de Campestre e representantes do Coletivo da Justiça.
Weverton deu as boas-vindas aos novos filiados e lembrou a história do PDT, dos desafios e lutas enfrentados pelos militantes do partido e nomes com Neiva Moreira, Jackson Lago, João Francisco, Brizola e Darcy Ribeiro e reafirmou sua pré-candidatura ao governo do estado, em um projeto partilhado com PDT e outros partidos.
“O Brasil viu um metalúrgico (Lula) chegar ao poder e fazer as transformações que o país precisava. O Maranhão também vai ver um menino que veio de baixo, filho de uma professora e um técnico agrícola, chegar ao governo do estado e trabalhar pelos que precisam mais”, afirmou o senador. “Muitos vão dizer que eu não posso, e a eles eu digo: deem licença porque o futuro está chegando”.
Weverton anunciou que amanhã estará em Mata Roma, para mais uma edição municipal do movimento #MaranhãoMaisFeliz. “Agora iremos rodar ainda mais intensamente os municípios, debater as soluções para os problemas, como educação, saúde, desenvolvimento, redução do índice de pobreza do Maranhão, e dizer o que pensamos para promover o desenvolvimento”, explicou.
Novos filiados – Alguns dos novos filiados falaram sobre as decisões que os levaram a ingressar no PDT e do apoio à pré-candidatura de Weverton pelo partido.
Luciano Leitoa, que anunciou para breve a filiação da prefeita de Timon Dinair Veloso, reafirmou o apoio de todo seu grupo à pré-candidatura de Weverton e disse acreditar que ele será governador porque tem o apoio popular.
“Timon é o terceiro maior colégio eleitoral do Maranhão. Nossa cidade está com você. Eu não tenho dúvida que essa eleição é do Weverton porque ele tem cheiro de povo. Sua campanha tem o povo ao seu lado e vai ser a mais bonita da história do MA”, enfatizou Luciano.
O deputado federal Waldir Maranhão falou sobre a sua volta ao PDT.
“Retorno hoje ao PDT, pois é um partido que tem um legado. Este é um momento em que precisamos pensar no povo maranhense. Nós vamos fazer o Maranhão mais feliz. Vamos à luta para conseguir a vitória”, ressaltou o ex-deputado.
“Weverton chegou aonde está porque nunca teve medo de enfrentar as batalhas. A nossa política é com as bandeiras nas ruas”, declarou Rosi Vicentine.
Compromisso – Muitos outros presentes também afirmaram acreditar no projeto de desenvolvimento proposto por Weverton.
Vice-presidente do Republicanos e representando o presidente estadual do partido, deputado Cleber Verde, Gil Cutrim lembrou sua história com o PDT e reafirmou o compromisso com a candidatura de Weverton. “Quero reafirmar nosso compromisso com o desenvolvimento do Maranhão. Nós vamos construir soluções para ajudar nosso estado. Conte com o partido Republicanos”, declarou o deputado.
O presidente do PT de São Luís também exaltou a importância do debate que está sendo proposto no projeto do #MaranhãoMaisFeliz. “Precisamos discutir o Maranhão, porque reconheço os avanços, mas ainda temos muitas escolas a serem construídas e o IDH precisa ser melhorado”, afirmou. “Fiz questão de estar aqui como presidente do PT, porque aqui estão aqueles que estão do lado do povo”, concluiu.
A representante do Rede Sustentabilidade disse que vem acompanhando a história de Weverton desde que ele era deputado e viu afinidades com suas bandeiras de luta, como a defesa dos interesses de crianças e adolescentes e dos direitos dos trabalhadores. “Estou aqui abraçando esse projeto por acredita que estamos defendendo um pré-candidato que sempre esteve ao lado do trabalhador”.
“O Weverton não fica no conforto de Brasília, ele percorre o Maranhão e se chegar ao governo vai levar verdadeiramente o Palácio ao povo”, afirmou o presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, Osmar Filho (PDT), que falou em nome dos vereadores maranhenses e defendeu o apoio a uma pré-candidatura que representa o apoio ao municipalismo.
O evento contou com a presença também do deputado estadual Glalbert Cutrim, vice-presidente da Assembleia Legislativa; Márcio Honaiser, deputado estadual; Raimundo Penha, vereador e presidente do PDT de São Luís; Luciano Genésio, prefeito de Pinheiro; Erlânio Xavier, presidente da Famem e prefeito de Igarapé Grande; Jefferson Portela, ex-secretário de Segurança do Maranhão ; vereador Nato Junior; e da esposa do senador Samya Rocha.