O Congresso promulgou, nesta quarta-feira (27), a emenda à Constituição que aumenta o percentual de recursos da União repassados às cidades, por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O senador Weverton (PDT-MA) participou da sessão solene.
“Demos hoje um passo muito importante. É necessário, mais do que nunca, que o Congresso esteja sintonizado com a municipalidade. Assim, vai ser possível melhorar a gestão lá na ponta”, declarou o parlamentar.
A alteração na Constituição foi aprovada pelo Senado em 2017 e pela Câmara no início deste mês. O texto foi promulgado na presença de prefeitos e representantes de associações de municípios.
O fundo é distribuído aos municípios de acordo com o número de habitantes, com recursos provenientes da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
A proposta determina que o aumento do repasse será escalonado.
“ Será 0,25% em 2022; 0,25% em 2023; 0,5% em 2024; e 1% a partir de 2025”, explicou o senador.
Weverton disse ainda que a medida é fundamental diante de todas as dificuldades econômicas enfrentadas pelos municípios nos últimos anos.
“A pandemia gerou efeitos muito sérios para os municípios. O sistema de saúde ficou sobrecarregado, o comércio fechou as portas e as pessoas perderam seus empregos. Sem contar os preços que não param de subir.Precisamos apoiar medidas que ajudem os prefeitos neste momento de crise”, finalizou Weverton.
NotíciasCongresso promulga PEC que amplia transferência de recursos da União para os municípios
29 de outubro de 20210