Mulheres de Luta!

197

Weverton e Rosngela Curado (2)

Em 1933, as mulheres começaram a votar para cargos públicos (desde que com a autorização do marido), restrição que foi derrubada um ano depois quando as mulheres foram liberadas para votarem e serem votadas. Maria Aragão, Rosa Castro, Zuleide Bogéa, Maria Lucia Teles são precursoras no movimento político maranhense, e nossa presidente do PDT Mulher Miguelina Vecchio, a deputada estadual Valéria Macedo e tantas outras, demonstram que o mínimo de 30% na composição da nominata não cabe mais para nossas companheiras de luta.

Hoje comemoramos mais uma adesão ao partido e ao movimento pela liberdade de gênero na política, a da médica odontóloga Rosangela Curado, que abandona a base aliada do governo e filia-se oficialmente ao partido, em cerimônia que aconteceu neste sábado no ginásio da AABB de Imperatriz (MA). Será um evento e reune, uma vez mais, grandes nomes do PDT e também da oposição maranhense.

A doutora Rosangela estreou na vida política nas eleições municipais passadas, candidatando-se à Prefeitura de Imperatriz e conquistando impressionantes 39.718 votos em seu primeiro pleito. Essa expressiva votação em sua estreia é uma prova do seu potencial e mais ainda do papel das mulheres na política.

Aproveito o espaço para homenagear a Juventude Socialista do PDT que, com as companheiras Idalete Rodrigues e Clarissa Almeida à frente do movimento, tem contagiado tantos outros jovens com o espírito da mudança da libertação do nosso Estado. Isso mostra que o espaço no cenário eleitoral das mulheres é mais que merecido e que a oposição caminhará, elegante, em cima de belos saltos, e firme rumo à vitória.

*Weverton Rocha é administrador e deputado federal pelo PDT/MA.