Deputado propõe solução para a construção do Canal do Turu

O deputado federal Weverton Rocha (PDT) participou de fórum para debater o canal do Turu, que há décadas causa múltiplos transtornos à população da região, como degradação do meio ambiente e risco à saúde pública. “Este problema aqui, do canal da área do Turu já é conhecido. Nós temos um projeto no Ministério da Integração Nacional, já cadastrado e aprovado e, o que nós precisamos é do recurso”, disse o parlamentar, esclarecendo que a obra custará R$ 40 milhões e que aguarda o repasse do governo federal.

“Nós sabemos pelo momento que atravessa o país. O Rio de Janeiro está com os salários dos servidores públicos com três meses de atraso, assim como acontece no Rio Grande do Sul e em Brasília, que não conseguem pagar suas folhas em dia”, lembrou o deputado e acrescentou que aqui se tem conseguido enfrentar os problemas. Ele deu o exemplo dos recursos conquistados recentemente pela bancada do Maranhão na Câmara Federal, que através de emenda resolveu o recurso para a BR 135, que está há vários anos para ser duplicada.

Segundo o deputado, se este é o problema, a questão agora é unir esforços para corre atrás da solução. “Temos de nos multiplicar e convencer os outros colegas da Câmara dos Deputados, junto com a Câmara de Vereadores, a lutarem para garantir esse recurso em Brasília, para conseguir, em breve, realizar esta obra importante para esta região. Ele fez a proposta aos deputados Victor Mendes (PSD) e Eliziane Gama (PPS), que também compareceram ao Fórum, no sentido de unirem esforços em uma emenda de bancada já para 2018.

Realizado no Condomínio Vivendas do Turu, ao lado do canal, o Fórum foi uma iniciativa do vereador Marcial Lima (PEN), atendendo a solicitações e apelos dos moradores. Também estiveram presentes os vereadores Marquinhos (DEM), Aldir Júnior (PR) e Ricardo Diniz (PC do B).