Ampliação da reserva indígena Governador

O processo de ampliação da reserva indígena Governador, localizada no município de Amarante, foi tema de uma reunião na última sexta-feira (19), na Câmara Municipal da cidade. O encontro, realizado pela Comissão Permanente em Defesa dos Proprietários contra a Revisão Demarcatória da Reserva Indígena Governador, teve como objetivo traçar mecanismos para o desdobramento da situação.

Bancos Públicos

Na ocasião, o deputado federal Weverton Rocha (PDT), criador da Frente Parlamentar em Defesa das Populações Atingidas por Áreas Protegidas, foi representado pela Assessora Técnica, Dra. Tatiany Barata. Tatiany garantiu que o parlamentar continua empenhado em solucionar esse conflito. “Weverton tem buscado na Câmara uma legislação que ampare os pequenos produtores e tem defendido muito mais que ampliação de reservas aos povos indígenas, mas sim políticas públicas que eles têm direito como cidadão brasileiro”, disse.

De acordo com o presidente da Comissão, Emanuel Geraldo Carneiro de Oliveira, a medida da Funai, em ampliar a reserva indígena Governador, gerou um clima de extrema insegurança jurídica à pequenos produtores e agricultores familiares. “A atitude da Funai afeta, nada menos, que seis assentamentos do INCRA já contemplados com habitação, energia elétrica, estradas, crédito PRONAF, poços, escolas etc”, afirmou.