50 anos da TV Difusora

O deputado federal Weverton Rocha (PDT/MA) elaborou um discurso destacando os 50 anos de história da TV Difusora, homenageada nesta terça-feira (18), na Câmara Federal. Pioneira das transmissões televisivas no Maranhão, a TV Difusora completou meio século de funcionamento no último dia 09 de novembro.

Difusora

Em seu discurso, Weverton Rocha ressaltou o papel desempenhado pela emissora em prol do povo maranhense e da comunicação social na região Nordeste. “Nesses cinquenta anos, a emissora se empenhou em ser uma voz a serviço da comunidade, e encontrou no jornalismo boa fórmula para levar aos seus telespectadores os fatos nacionais e internacionais, registrar a história e preservar a cultura rica dos maranhenses. Uma competente equipe de editores, repórteres, produtores e técnicos percorre diariamente todo o estado, além dos principais canais de comunicação do Brasil e do exterior, em busca das notícias que fazem diferença na vida dos cidadãos”, salientou o deputado.

Fundada em novembro de 1963, por Magno Bacelar e Raimundo Bacelar, atualmente é conhecida como Sistema Difusora de Comunicação, com estações de rádio e TV em importantes localidades do Maranhão. Na década de 90, o controle da empresa foi assumido pela família Lobão.

Confira o discurso do deputado:

Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Deputados

A homenagem que ora rendemos à TV Difusora do Maranhão encerra o reconhecimento deste Parlamento em relação ao louvável papel desempenhado pela emissora em prol do povo maranhense e da comunicação social na Região Nordeste.

Pioneira das transmissões televisivas no Maranhão, a TV Difusora alicerçou sua história de sucesso em princípios que distinguem os melhores veículos de comunicação daqueles que vilipendiam os preceitos constitucionais que regram a prestação de serviços de rádio e televisão. Em sua programação notamos, com clareza, o envolvimento de seus dirigentes e profissionais com a promoção da cultura brasileira, especialmente a regional, e com os valores éticos e sociais da pessoa e da família.

Associado ao elevado padrão técnico, que sempre prezou pela transmissão de sons e imagens de alta qualidade, o conteúdo da programação da TV Difusora conquistou, rapidamente, grande audiência e o carinho dos maranhenses.

Nesses cinquenta anos, a emissora se empenhou em ser uma voz a serviço da comunidade, e encontrou no jornalismo boa fórmula para levar aos seus telespectadores os fatos nacionais e internacionais, registrar a história e preservar a cultura rica dos maranhenses. Uma competente equipe de editores, repórteres, produtores e técnicos percorre diariamente todo o estado, além dos principais canais de comunicação do Brasil e do exterior, em busca das notícias que fazem diferença na vida dos cidadãos.

Foi por meio da TV Difusora que os maranhenses tiveram acesso, ainda na década de 1960, a programas de grande sucesso produzidos pela TV Rio e TV Record. Posteriormente, a emissora assinou contrato com a TV Globo e se consolidou como o canal de maior audiência do estado. Nessa trajetória, havemos de reconhecer a luta, a visão e a determinação de Magno Bacelar e Raimundo Bacelar, fundadores das empresas que vieram a se tornar o importante Sistema Difusora de Comunicação, com estações de rádio e TV em importantes localidades do Maranhão.

No início dos anos 90, o controle da empresa foi assumido pela família Lobão, que trocou os direitos de retransmissão dos programas da Globo pelos do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), com o qual mantém vínculo nos dias atuais.

A audiência dos programas retransmitidos sofreu abalos, mas os laços com o público maranhense, estreitos e firmes, continuam garantindo à TV Difusora o primeiro lugar entre os televisores ligados durante a exibição de programas e telejornais locais, o que denota a forte identificação do canal com o povo do Maranhão.

Senhoras e Senhores, pelos importantes trabalhos já realizados no jornalismo, na valorização da cultura brasileira e das tradições regionais, pela sua importância diante da sociedade do Maranhão, pelo reflexo social de suas atividades, a TV Difusora se mostra merecedora de todas as homenagens, entre as quais esta solenidade, com que a Câmara dos Deputados reverencia seus méritos.

Saúdo o Deputado Carlos Brandão, pela iniciativa de requerer a realização desta sessão solene e felicito, em meu próprio nome e espelhando a vontade da bancada do PDT na Câmara dos Deputados, todos os diretores e funcionários da TV Difusora do Maranhão, pelo excelente trabalho que realizam em benefício da comunicação social no nosso País.

Parabéns a todos os Senhores, e aos seus telespectadores, que podem contar com uma emissora não apenas de tradição, mas de reconhecida qualidade e comprometida com sua função social.

Obrigado.