O senador Weverton (PDT-MA) participou nesta terça-feira (21), na Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), da cerimônia de entrega de 15 kits de Conselho Tutelar, adquiridos por meio de emenda parlamentar de sua autoria. No total, R$ 1,8 milhão foi destinado para a aquisição dos kits, que irão beneficiar 15 municípios maranhenses. Entre as cidades estão São Vicente Férrer, Magalhães de Almeida, Boa Vista de Gurupi, Itaipava do Grajaú, Lago do Junco, Cidelândia, Tuntum, Sucupira do Riachão, Lagoa do Mato, Governador Edson Lobão, Carutapera, Cachoeira Grande, Poção de Pedras, São Mateus e Jenipapo dos Vieiras.

“É uma parceria da bancada federal com a Assembleia Legislativa do Maranhão e a Famem. Nós todos temos como objetivo ajudar os nossos municípios. Ajudar os conselheiros é ajudar crianças vulneráveis, que vivem em locais de difícil acesso”, declarou o parlamentar.

O presidente da Famem e prefeito de Barra do Corda, Eric Costa, ressaltou a importância dos equipamentos para as cidades e a sensibilidade do senador Weverton para equipagem dos conselho.

“É na base que temos a percepção exata da importância destes equipamentos para os conselho tutelares. É nos municípios que vivenciamos a dificuldades que os conselhos enfrentam para desempenhar sua função. Ficamos imensamento felizes com o esforço que o senador Weverton realiza para que tenhamos instrumentos adequados ao nosso trabalho em favor das crianças”, afirmou.

“O senador Weverton, mais uma vez, está ajudando. Desta vez, contemplando 15 municípios. A Famem agradece ao senador, que é parceiro dos prefeitos, e vem fazendo um grande trabalho em defesa do povo do Maranhão”, disse o presidente licenciado da Famem e prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier.

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) destacou a iniciativa do senador Weverton como de grande importância por mostrar seu compromisso com um trabalho fundamental para assegurar direitos das crianças e adolescentes.

“Na semana passada o Estatuto da Criança e do Adolescente completou 30 anos e foi na sequência deste que foram criados os conselhos tutelares, fundamentais na defesa dos direitos da infância no país. Então essa atenção especial do senador merece uma deferência de todos”, afirmou Jerry.

O prefeito de Carutapera, André Dourado, ressaltou o apoio do senador Weverton para o bom desempenho das políticas públicas nos municípios.

“O senador tem sido um parceiro constante dos municípios. Tem mostrado seu espírito municipalista neste momento em que todos estamos necessitando de apoio. A importância dos kits para os conselhos é fundamental”, afirmou Dourado.

Cada kit completo contém um automóvel; cinco computadores; uma impressora; um refrigerador; um bebedouro; um ar condicionado; uma TV Smart e uma cadeira auto para transportar crianças.

“Com o kit, tanto o gabinete do conselheiro fica completo, como a condição para ele se locomover e atender a população. Eles precisam de estrutura para desempenhar melhor suas funções de proteger jovens e crianças”, ressaltou Weverton.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), que prestigou a solenidade de entrega dos equipamentos para os muinicípios, destacou a importância dos kits para o trabalho dos conselhos tutelares.

A destinação de emendas para os Conselhos Tutelares sempre foi prioridade para Weverton. Desde 2017, quando ainda era deputado federal, o parlamentar designa parte desses recursos para a compra de kits. No total, já foram entregues 45.

Em 2018, Arame, Água Doce, Fortaleza dos Nogueiras, Codó, Satubinha, Mirador, Bernardo do Mearim, Pinheiro, Colinas e Santa Luzia do Paruá receberam kits adquiridos com emendas de Weverton.

Já em 2017, foram beneficiados os municípios de Amarante do Maranhão, Açailândia, Axixá, Brejo, Buritirana, Coroatá, Cururupu, Davinópolis, Godofredo Viana, Icatu, Igarapé Grande, Itinga do Maranhão, Lago dos Rodrigues, Miranda do Norte, Mirinzal, Paulino Neves, Pedreiras, São Felix de Balsa, São João do Caru, Trizidela do Vale.

“Só quem viu de perto sabe a importância de se valorizar o trabalho dos conselheiros tutelares, principalmente em regiões pobres e longínquas do Maranhão”, finalizou.