O plenário do Senado aprovou em sessão virtual nesta quarta-feira (8) o Projeto de Lei 2510/2020, que obriga síndicos e vizinhos a denunciarem casos de violência contra mulheres. A emenda apresentada pelo senador Weverton (PDT-MA), que amplia a obrigação de informação de violência contra idosos, crianças e adolescentes, foi acatada.

“Com as medidas de isolamento social, eles estão todos em situação de vulnerabilidade. Aumentou muito a violência nos lares. Constantemente essas pessoas são vítimas de agressores. Por isso, é tão importante incluí-los”, declarou o senador.

De acordo com o projeto, síndicos e vizinhos são obrigados a comunicar a situação de violência para as autoridades competentes. Quem não fizer a denúncia, poderá ser multado.

“A ideia do projeto é muito boa. É uma tentativa de conter a violência. É fundamental incluirmos os idosos, crianças e adolescentes, que são vítimas constantes de agressões e precisam de proteção”, ressaltou.

Para Weverton, é preciso a união do Judiciário, Segurança Pública e da comunidade para combater o problema.

“Todos juntos podemos salvar muitas vidas e evitar traumas. Não podemos ignorar a situação de violência vivida em muitas casas. É nosso dever proteger quem mais precisa”, enfatizou.