Foto: Magno Romero

A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado aprovou nesta terça-feira (10) a inclusão no Plano Nacional de Viação do trecho de 140 km de rodovia estadual, que liga as BRs 402 e 222, passando por Urbano Santos e São Benedito do Rio Preto. O Projeto de Lei 2.124/2019 foi relatado pelo senador Weverton (PDT-MA) e é de autoria do deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA). A inclusão do trecho no PVN pretende viabilizar a destinação de recursos federais para a conservação ou ampliação do trecho.

“A medida vai impulsionar a economia da região, facilitando o escoamento da produção e encurtando em cerca de 200 km o acesso a São Luís para quem vem do Ceará ou Piauí”, explicou o parlamentar.

Weverton também ressaltou a importância do trecho para o turismo na região dos Lençóis Maranhenses. “Esse trecho liga toda a região do Baixo Parnaíba à região dos Lençóis Maranhenses, facilitando o acesso à Rota das Emoções, e levando desenvolvimento econômico para todos os municípios daquela área, que já está se tornando conhecida nacionalmente”, completou.

A Rota das Emoções é uma área turística, que vai do litoral oeste do Ceará aos Lençóis Maranhenses, passando pelo Piauí. No Maranhão, fazem parte da rota municípios, como Barreirinhas, Paulino Neves, Tutoia e Araioses.