A estudante Cibele Loiola Coelho Dias, de Bacabal, representará o Maranhão na edição de 2019 do programa Jovem Senador. A redação de Cibele sobre o acompanhamento do orçamento público da União foi considerada a melhor do estado e ela estará no grupo de 27 jovens de todos o país que passarão a semana de 25 a 30 de novembro em Brasília, vivenciando a experiência de trabalhar como um senador. A notícia da seleção foi dada a Cibele pelo senador Weverton (PDT-MA), que fez questão de ligar e parabeniza-la e congratular o professor Claudecy Alves do Santos, que a orientou, pela ótima redação.

Cibele, que tem 17 anos, é estudante do Colégio Militar Tiradentes III, em Bacabal. Segundo ela, o tema “A ausência do policarismo” foi inspirado no protagonista do livro “Triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto, que era um nacionalista. “Falta hoje nacionalismo no Brasil”, diz ela, comentando a falta de interesse da maioria das pessoas por temas importantes como a destinação de recursos no Orçamento da União.

Eleitora de Weverton, Cibele diz que foi surpreendida pela ligação e que ficou muito feliz com o resultado. “Eu não acreditei. Está sendo muito novidade tudo isso, estou muito feliz e tenho certeza que a experiência que vou viver será incrível”, afirmou.

O Programa Jovem Senador existe desde 2008 e tem como objetivo fortalecer a reflexão em torno de valores como política, representação e cidadania. Neste ano, 120 mil redações foram inscritas no concurso e foram escolhidas as 27 melhores, uma de cada unidade da Federação.

Os jovens estudantes passarão a semana em Brasília e, no final, os projetos apresentados são aprovados pelo participante e podem ser aproveitados pelos senadores. Desde a primeira edição, 40 proposições foram aceitas como projetos de lei do Senado e duas como proposta de emenda à Constituição. O programa já envolveu mais de 1,5 milhão de alunos e 41 mil professores, numa parceria que resultou na produção de quase 700 mil redações.