Foto: Magno Romero

O senador Weverton (PDT-MA) visita nesta segunda-feira (3), com um grupo formado por parlamentares, representantes do Governo do Maranhão e do Governo Federal, o Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa. O objetivo é conhecer o funcionamento de uma agência de lançamento de satélites. A viagem é uma oportunidade de entender mais a fundo os impactos socioeconômicos da implantação da Base no território vizinho.

“Nós vamos conhecer a Base Espacial. É uma missão comandada pelo ministro Marcos Pontes. Queremos ver as experiências positivas e também saber sobre o que não deu certo para utilizarmos como experiência. Assim, podemos saber aquilo que pode ser utilizado e discutido no Centro de Alcântara.

Vamos, com certeza, pegar grandes experiências lá e discutir o futuro do setor aeroespacial no Brasil”, afirmou o parlamentar.

“Esta viagem começa com uma expectativa muito grande para aprendermos as lições que podem ser ensinadas ali. É importante sabermos o que funciona e não funciona”, disse o ministro Marcos Pontes.

A viagem, organizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Comunicações (MCTCI), é um passo importante do governo para tentar avançar na negociação em torno do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), firmado em março, entre o Brasil e os Estados Unidos, para uso comercial da Base Espacial de Alcântara.

Além de conhecer de perto o espaço dedicado a lançamentos no território franco-guianês, a expectativa é que a comitiva tenha a oportunidade de entender mais a fundo os impactos socioeconômicos da implantação da Base no território vizinho.

Além do senador Weverton, a comitiva conta com a presença do ministro Marcos Pontes e dos parlamentares maranhenses Pedro Lucas, Aluísio Mendes, Cleber Verde, Edilázio Júnior, Bira do Pindaré e Gastão Vieira, além dos deputados João Henrique Caldas, André Figueiredo e Camilo Capiberibe.