Foto: Marcos Leite

O senador Weverton (PDT-MA), prefeitos e representantes da bancada do Maranhão se reuniram na terça-feira (9) com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para falar sobre as fortes chuvas no estado. Até o momento,18 cidades decretaram situação de emergência. As cheia dos rios deixaram centenas de desabrigados e desalojados. Boa Vista do Gurupi e Santa Helena são os municípios mais atingidos. Dados parciais do Corpo de Bombeiros apontam que cerca de 130 mil pessoas foram afetadas até o momento pelas inundações.

“A situação no Maranhão requer medidas emergenciais. Em algumas cidades as pessoas tiveram que deixar as suas casas e agora estão alojadas em residências de parentes ou abrigos”, afirmou o senador.

O ministro do Desenvolvimento se comprometeu em visitar as cidades atingidas pelas enchentes. Canuto orientou os gestores municipais sobre os procedimentos necessários para intervenção do governo federal em cenários de crise, além de se comprometer a alocar recursos para ajudar pessoas.

“Relatei ao ministro a grande dificuldade que passa o povo de São Luís, Imperatriz e de vários outros municípios que estão debaixo de água e precisam urgentemente de ajuda, de socorro do governo federal. Vou continuar aqui lutando e reivindicando em favor do nosso estado”, ressaltou Weverton.

De acordo com o ministro Gustavo Canuto, pelo menos oito municípios maranhenses, que comprovaram contexto de emergência, estão habilitados para receber recursos do governo federal. Estão aptos os municípios de Imperatriz, Santo Amaro, Boa Vista do Gurupi, Timon, Formosa de Serra Negra, Alto Alegre, Santa Helena e Araguanã.

Participaram da reunião o senador Weverton Rocha, os deputados federais Márcio Jerry, Fufuca Dantas, Júnior Lourenço, Marreca Filho, Pedro Lucas Fernandes, Juscelino Filho, Josimar Maranhãozinho, os deputados estadual Vinícius Louro, Ciro Neto e Felipe dos Pneus. A bancada se dispôs a auxiliar no processo de contingenciamento de recursos.