O senador Weverton (PDT-MA) defendeu, nesta quinta-feira (28), o diálogo como principal alternativa para construir soluções que beneficiem o País e o Maranhão no acordo com os Estados Unidos para uso da base de Alcântara. O parlamentar participou de audiência conjunta das comissões de Ciência e Tecnologia e de Relações Exteriores do Senado, que teve como convidado o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.

“É importante conversar, esclarecer todos os pontos, melhorar o que precisa ser melhorando”, afirmou Weverton. Segundo ele, por meio do diálogo é possível encontrar consenso entre o interesse em realizar o acordo e pontos mais sensíveis, como o respeito à soberania nacional, contrapartidas para o estado e o município e apoio às comunidades locais.

Marcos Pontes respondeu a Weverton sinalizando interesse na proposta de um encontro para aprofundar a conversa com o governador Flávio Dino, o prefeito Anderson – de Alcântara, acadêmicos e a bancada maranhense. “É importante ir no estado discutir o que pode ser feito e como pode ser feito para ajudar no desenvolvimento da região”, afirmou Marcos Pontes.

Weverton lembrou que no passado houve muita expectativa das comunidades de Alcântara com as vantagens que a base poderia trazer, mas pouco se avançou nisso. E disse que é a favor do acordo, construindo uma solução que traga desenvolvimento para o município e para o estado. “Nós iremos acima de tudo defender as pessoas e defender o país”, concluiu.