XIV Reunião do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão

O deputado federal Weverton Rocha (PDT) participou, no último sábado, 30, do debate promovido pelo Conselho Estadual de Juventude (Cejovem), dentro da programação da XIV Reunião do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão (Fejma), realizado no auditório da Casa do Maranhão, na Praia Grande. O encontro, que reúne entidades de juventudes de todo o estado, não era realizado há três anos.

fejma

Em sua fala, o deputado Weverton parabenizou a gestão do governador Flávio Dino pela reativação e reestruturação do sistema estadual da juventude e afirmou que o Fejma irá colaborar na proposição das políticas públicas necessárias para fortalecer o protagonismo juvenil no estado. “É importante a retomada de ações como esta, do fórum, para que políticas públicas direcionadas para os jovens sejam discutidas e aplicadas na prática. Hoje, vivemos a espetacularização da violência, tendo o jovem como o principal culpado. Mas é preciso analisar as causas que tem levado os nossos jovens à criminalidade”, ressaltou o parlamentar.

fejma1

No evento, Weverton falou, ainda, sobre o papel da juventude na construção de políticas públicas e destacou o seu trabalho na Comissão Especial da Maioridade Penal. Weverton frisou o seu posicionamento contrário à redução e defendeu punições mais rígidas aos menores infratores.

“Como membro da Comissão que analisa a redução da maioridade de 18 para 16 anos, tenho discutido sobre a importância de tratarmos de punições mais rígidas ao menor infrator. Não sou a favor da impunidade. Mas, acredito que de nada adiantará essas punições, sem que, analisemos, na base, a problemática da falta de educação de qualidade. É necessário encontrar meios para reverter a falência dos órgãos responsáveis pela ressocialização”, disse.