Weverton Rocha discursa em sessao solene em homenagem a professores.

144

Na manhã desta terça-feira (15), o deputado federal Weverton Rocha (PDT/MA) discursou durante Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Professor representando a sua legenda, o PDT. Líder do partido em seu estado, o deputado frisou que apesar do ensejo da sessão solene ser de comemoração e homenagem aos professores brasileiros, é oportuno tomar a data do Dia do Professor para promover a discussão e refletir sobre a conjuntura da educação no Brasil e a perspectiva que se apresenta, a partir das ações e das omissões do Poder Legislativo em relação ao tema.

d96

De acordo com o deputado, educação de qualidade requer, na sua essência, bons professores. Para tanto, declarou, é necessário valorizar o magistério, melhorar a formação de docentes e atrair jovens para a profissão. “Essas são tarefas que o poder público deve assumir com a mesma prioridade que se dá à universalização do acesso à educação”, afirmou. Para Weverton, há muito tempo a docência deixou de ser uma profissão atrativa. “Salários achatados, más condições de trabalho e problemas de segurança no ambiente escolar levaram a carreira a grau de desvalorização que precisa ser revertido com a máxima urgência”, alertou.

Segundo pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas e Fundação Victor Civita, apenas 2% dos estudantes que estão concluindo o ensino médio manifestam interesse em se tornar professores. “E as consequências dessa conjuntura já estão expostas: o corpo docente está envelhecendo e faltam professores com formação adequada para suprir as vagas existentes no ensino básico”, comentou o deputado.

Para ele, é preciso traçar estratégias e implantar políticas eficientes de valorização do magistério, para transformar a profissão em opção viável e prestigiosa para as novas gerações. “A busca pela condição ideal requer medidas que estão distantes da realidade atual, mas não das possibilidades dos governos. Com vontade política, comprometimento e boa gestão, é possível resgatar o valor social do magistério”, destacou Weverton.

O parlamentar frisou que o PDT mantém compromisso histórico com a educação pública de qualidade e é solidário aos pleitos de salários iniciais mais altos e manutenção de bons planos de carreira; além de defender que haja mais rigor do Ministério da Educação no controle da qualidade dos cursos de formação de professores.

“O Congresso Nacional pode – e deve – dar sua contribuição para melhorar o quadro da educação no País. O fim de 2013 se aproxima e ainda não aprovamos o Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020, matéria crucial para definição dos investimentos públicos nos programas de aperfeiçoamento e valorização dos professores”, finalizou o deputado, manifestando felicitações a todos os professores, trabalhadores dedicados a fazer do Brasil um país melhor e mais justo em nome dos Deputados Federais do PDT.

Confira o vídeo: