Weverton diz que união dos Poderes é a receita usada pelo Maranhão para superar a crise

32

O deputado federal Weverton (PDT) afirmou na manhã desta segunda-feira, 18, que a fórmula que o Maranhão encontrou para enfrentar a crise econômica brasileira foi a parceria do Governo do Estado com deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores. “Ao unir as forças de todos os poderes, é possível centralizar as prioridades em cada área, como a saúde, em que foram abertos vários hospitais de alta e média complexidades e oferecido auxílio para que os municípios custeiem as melhorias físicas, o atendimento e o aparelhamento do setor, como no caso das ambulâncias”, acrescentou o parlamentar após participar da entrega de ambulâncias a 20 municípios do estado.

Nesta etapa foram entregues ambulâncias, com investimento de R$ 160 mil por cada unidade entregue. Os equipamentos podem ser utilizados como Unidade Básica ou Unidade de Suporte Avançado (USA) e suas estruturas são adequadas para o transporte de pacientes, contando com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio. Ao todo já foram entregues 132 ambulâncias este ano.

Recursos para Saúde

Em outubro, durante uma reunião da Bancada Federal com mais de 100 prefeitos, Weverton anunciou que destinaria suas emendas individuais ao Orçamento da União de 2018 para o custeio de saúde municipal. “A maioria dos deputados federais indicou suas emendas à saúde do Estado e dos municípios e, com isso, todo mundo faz a sua parte”, disse o deputado. “Somando tudo a gente vai conseguir apoiar ainda mais os municípios que estão em dificuldades”, concluiu.

As demandas como o aumento de repasses para a saúde e a educação foram demandas apresentadas pelos prefeitos durante o encontro com os deputados federais em Brasília. Eles levantaram a questão da desproporcionalidade entre o aumento dos serviços prestados pelos municípios nestas áreas e os recursos destinados pelo governo federal.