Weverton apresenta indicação para aumento de voos a Imperatriz

2036

img_1158

O deputado federal Weverton Rocha (PDT) apresentou, nesta terça-feira (7), uma indicação ao ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintela Lessa, solicitando providências para reverter a falta de oferta de voos para Imperatriz. “ A redução de voos, o aumento de escalas e o estabelecimento de horários tarde da noite ou na madrugada traz prejuízo aos cidadãos e às empresas de Imperatriz, cidade conhecida como Portal da Amazônia”, afirmou o deputado.

Weverton lembrou que a limitação de voos afeta não apenas Imperatriz, mas todo o sul do Maranhão e os estados vizinhos, como o norte do Tocantins, nordeste do Pará e sudoeste do Piauí. E alertou para o prejuízo também na economia com aumento no custo do frete e maior demora nas entregas para a região.

Das duas maiores empresas aéreas, Tam e Gol, que juntas concentram o transporte de 74% de passageiros no Brasil, apenas a Tam ainda opera voos para Imperatriz e já anunciou redução nos horários ofertados. Além disso, a Azul ainda possui voos regulares para Imperatriz.
Em sua indicação, o deputado Weverton Rocha pediu que o ministro tome medidas rápidas e contundentes para resolver o problema.

A luta do deputado pela ampliação de voos para Imperatriz começou no início de 2016, quando ele se reuniu com o então ministro interino da Aviação Civil, Guilherme Ramalho, e apresentou uma reclamação formal à Gol pela suspensão dos serviços para Imperatriz. Na época, Weverton também se reuniu com o Diretor da ANAC, Cláudio Passos Simão, para tratar do mesmo assunto e denunciou o problema na tribuna da Câmara.

Weverton também conseguiu a aprovação de sua emenda à Medida Provisória 714/2016, definindo que as aéreas reservem até 20% de seus voos para aeroportos regionais quando da autorização de voos regulares de transporte de passageiros pela Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC).