“Sexta-feira Quente” com Weverton Rocha

A nossa “Sexta-feira Quente” de hoje com o deputado federal Weverton Rocha, ex-secretário de Esporte e Juventude do governo Jackson Lago e ex-assessor especial do Ministério do Trabalho na gestão do polêmico Carlos Lupi.

Nesta coluna Weverton demonstrou coragem ao enfrentar algumas questões incômodas, já que o objetivo da “Sexta-feira Quente” é justamente fazer com que os convidados falem não somente sobre assuntos que lhes convém, mas, sobretudo, de questões polêmicas que são do interesse público.

O secretário-geral do PDT maranhense falou sobre o seu mandato, PDT, Ginásio Costa Rodrigues, eleições 2014, Lupi, ongs etc.

O Blog do Robert Lobato agradece a participação do deputado Weverton Rocha, bem como da sua assessoria na pessoa do jornalista Frederico Luiz.

A seguir a íntegra da ”Sexta-feira Quente” com Weverton Rocha:

WEVERTON ROCHA POR ELE MESMO

Sou um sonhador. Sonho com um Maranhão mais justo, com menos desigualdade. E tenho trabalhado muito para ver esse sonho realizado. Todos os dias quando acordo minha primeira inspiração é lutar por esse Maranhão de todos, nas comissões que integro, da tribuna da Câmara Federal e nas agendas no estado.

MARCA DO MANDATO

Pelo pouco tempo, não pudemos nos fixar em uma única bandeira. Então a marca do meu mandato é o próprio afinco com que tenho me dividido e me empenhado em cada demanda. Como exemplo, a aprovação da PEC 300 de valorização dos policiais, da meia-entrada, royalties para educação, do apoio as prefeituras maranhenses, a luta pelos pequenos produtores rurais maranhenses, e pelo projeto da unidade das oposições no pleito de 2014. Além disso, entendo que a atividade parlamentar também se faz nas bases. Por isso, estou sempre no interior, ouvindo as demandas e discutindo soluções e ações que possa desenvolver em Brasília.

EMENDA PARA OS MUNICÍPIOS

Inicialmente municípios como Bacuri, Balsas, Bernardo do Mearim, Chapadinha, Dom Pedro, Duque Barcelar, Igarapé Grande, Imperatriz, Matinha, Morros, Mirinzal, Parnarama, Paulino Neves, Pedreiras, Peritoró, São Francisco do Maranhão, São Luís, Santa Rita, Vitória do Mearim já têm apontamento de emendas empenhadas que contribuirão para a melhoria em infraestrutura para a educação básica, estruturação de unidades de saúde especializadas e básicas, fomento ao setor agropecuário, desenvolvimento urbano, e implantação de estruturas de esporte e lazer. Atualmente sou o Coordenador de Execução Orçamentária do PDT e temos enviado um boletim semanal e disponibilizado em nosso site e redes sociais com as informações sobre convênios e projetos disponibilizados pelo Governo Federal.

Com minha intervenção, recentemente, participamos da liberação do Aeroporto de Balsas para pousos e decolagens. Uma companhia aérea nacional até pensou em fazer linha regular para aquela cidade, mas foi impedida pelas condições do aeroporto. Estamos lutando para alocar recursos para a construção de uma passarela em Peritoró para a segurança de pedestres naquele importante entroncamento comercial. Também no Congresso, o nosso voto pode significar mais para muitos e cito dois exemplos: Todos, rigorosamente, todos os municípios receberão recursos da exploração do pré-sal graças ao relatório aprovado no Congresso. E com projeto de minha autoria os policiais e bombeiros militares do Maranhão foram anistiados da greve que fizeram. Sem dias descontados com a paralisação e sem punições.

ENVOLVIMENTO EM IRREGULARIDADES

Hoje somos ainda mais o foco de todos os ataques que a oligarquia que domina o estado há 50 anos. e seus veículos de comunicação desencadeiam desde que começamos a incomodar. É preciso salientar que sou um filho dessa luta e por ser considerado um líder da resistência, sou o alvo mais a vista. Todas as questões relacionadas ao meu nome estão abertas. Já as expliquei por diversas vezes. Mas entendo que elas sempre voltam por questões políticas, para tentar emparedar as lideranças que se opõem ao projeto oligárquico.

CASO COSTA RODRIGUES

É importante salientar que o processo não é por “desvio de recurso”, o Ministério Público questiona o contrato. Mais, o MP quebrou o sigilo bancário da Construtora, e comprovaram que os recursos destinados foram utilizados na compra de Material.

Em tempos de Responsabilidade Fiscal e Transparência Pública, é no mínimo “inocência” achar que a Obra do Ginásio Costa Rodrigues teve verba desviada. O que aconteceu foi a interrupção do governo que fazíamos parte, antes que pudéssemos concluir a reforma do ginásio e ainda inúmeros projetos que o Governo do Doutor Jackson se propôs. Aí pergunto: Como um secretário de um governo cassado termina uma obra?

Agora, na Copa das Confederações, todos puderam observar dois tipos de estádios. O primeiro como a Arena Pernambuco foi construído onde nada havia. O segundo tipo, como o Novo Maracanã, teve de ser colocado todo abaixo e uma nova praça construída. Ou seja, seria impossível colocar naquela estrutura do Ginásio Costa Rodrigues, o que se exige atualmente do ponto de vista legal com o Estatuto do Torcedor e principalmente, para jogos internacionais. Esse era o nosso sonho, colocar o estado na rota dos eventos deste porte. Havia um decreto de emergência do governo que o ginásio necessitava de intervenções urgentes, e num segundo momento o laudo comprovou que a estrutura estava deteriorada e por isso o Ginásio Costa Rodrigues teve de ser demolido e um novo seria levantado.

Com a interrupção do governo Jackson Lago tive de deixar a secretaria de Esportes e Juventude e a obra foi interrompida pelo atual Governo e até agora não o entregou, mesmo com todo material comprado e guardado no Ginásio Costa Rodrigues.

LIGAÇÃO COM IRREGULARIDADES NO MINISTÉRIO DO TRABALHO

É estratégia contumaz deles tentarem colocar sob a mesma ótica assuntos diferentes. Nada tenho a ver com essa operação dessa operação Esopo da Policia federal.

UNIDADE DO PDT

O PDT está unido, assim como a Oposição maranhense. Acredito que os erros em eleições passadas, nos mostraram o caminho correto, o da unidade, para seguir rumo a vitória em 2014. É bom lembrar que, mesmo com a saída de alguns militantes pedetistas, o partido se irmanou, unindo os históricos e a militância jovem. E não deixou a história cair. Continuamos um partido orgânico, pronto par atuar politicamente em todo o Maranhão.

AUSÊNCIA DA DRA. CLAY E DE IGOR LAGO

Tivemos em nossa convenção o doutor Antonio Carlos Lago, irmão do Dr. Jackson, além dos principais nomes do partido representando todo o estado do Maranhão. Mais do que isso, ouso dizer, que tivemos a presença do próprio ex-governador Jackson Lago, pois sua memória e seu legado foram lembrados a cada momento, a cada discurso.

PROJETO DO PDT, ELEIÇÕES PROPORCIONAIS E MAJORITÁRIAS

O PDT do Maranhão tem trabalhado na construção de uma nominata forte que disputará as eleições proporcionais. Dentro do nosso quadro temos excelentes nomes como o vereador Ivaldo Rodrigues, o presidente do PDT de Dom Pedro Fábio Macedo e tantos outros. As oposições estão unidas em torno do nome do presidente da Embratur, Flavio Dino, no Maranhão e o PDT possui toda a envergadura (Estrutural e Política) para compor a chapa com uma indicação a vice-governador. Em âmbito nacional compomos a base de apoio do Governo Dilma, e a executiva do partido ainda definirá quais caminhos seguirá ano que vem.

NOVAS FILIAÇÕES

O PDT tem trazido nomes durante todo o ano. Foram realizados doze encontros regionais, e grandes nomes hoje já compõem o partido. Como Fábio e Dedé Macedo (Dom Pedro), a professora Socorro Leite (Pedreiras) e tantos outros. Temos ainda alguns nomes para integrar nosso partido no ano que vem. Mas, por zelo, não divulgaremos ainda.

SOLINEY SILVA NO PDT

O prefeito Soliney Silva é, sem dúvida, um nome de respeito estadual na política maranhense. É preciso deixar claro que o prefeito nunca impôs este tipo de condição a nenhum de nós pedetistas. E esta história foi vista apenas na imprensa. De qualquer forma, o prefeito é um nome importante na política, como vários outros valorosos políticos maranhenses; e seria uma honra se ele optasse pela filiação ao PDT.

O GOVERNO EDIVALDO HOLANDA JÚNIOR

Uma cidade de 400 anos como São Luís necessita de ações efetivas, e mais ainda de planejamento para crescer junto com a população. Somos da base de apoio da prefeitura e ajudaremos a implantar o Programa Avança São Luís,que trará obras estruturantes para modernizar as vias públicas e a mobilidade urbana que a cidade merece. A frente da Semdel, o companheiro Raimundo Penha tem realizado inúmeros projetos sociais e esportivos, como a Torcida do Futuro, São Luis Saudável, as Escolinhas de Esporte, Brincando nos Bairros e outros. O PDT tem outros quadros na administração, prontos a iniciar trabalho efetivo a partir da aprovação da criação de suas pastas. E não tenho dúvidas de que faremos uma excelente administração a partir disso.

ESPAÇO DO PDT NA ADMINISTRAÇÃO DE SÃO LUIS

O PDT é integrante da base aliada. O espaço na administração municipal não é uma ação estática, que deve ser considerada num único momento. Acredito que no momento que haja necessidade de que mais integrantes do nosso partido façam parte da prefeitura, estaremos prontos para auxiliar o prefeito na construção de uma São Luís melhor, principalmente, para a população que mais precisa. Mas não é esta a discussão prioritária, espaço ou não na administração. O que se discute com o prefeito é a melhoria das condições sociais de São Luís. E o PDT apóia qualquer iniciativa neste sentido.

RIQUEZA E VOCAÇÃO

Robert, eu não sou um homem rico. Sou político por vocação e opção.

CONFIANÇA NA REELEIÇÃO

Desde que assumi em janeiro desse ano, todos os meus dias tem sido dedicados a fazer um mandato de excelência, com 100% de presença e sempre a favor da população. Primeiro para continuar honrando cada um dos 47.130 votos que recebi em 2010, e para mostrar para os novos eleitores que me apoiarão na eleição de 2014, que podem confiar em mim como seu representante.

Fonte:

http://robertlobato.com.br/sexta-feira-quente-com-weverton-rocha-2/