Rebio Gurupi / Audiência ICMBIO / 09.10.2013.

Deputado Weverton trata com presidente do ICMBio sobre Rebio Gurupi.

_Audiência

O deputado Weverton esteve presente nesta quarta-feira (09/10) em audiência com o ICMBio para tratar sobre a postura que técnicos da entidade vem adotando nos últimos meses em relação aos pequenos produtores da região do Alto Gurupi.

Mesmo após a realização de Audiência Pública e a aprovação do Regimento Interno do Conselho Consultivo sobre a Rebio Gurupi, ainda há denuncias de uso excessivo de força e de abuso de poder. “Há um caso de um ato de infração de R$ 1.000 (mil reais) por que um funcionário do ICMBio achou um rabo de tatu nas terras de um produtor, e ainda uma máquina foi apreendida por estar consertando a estrada vicinal que dá acesso a um povoado localizado na região”, denunciou Edson Nunes, presidente da Associação de Produtores do Vale do Gurupi (Aprovale).

O senador Acyr Gurgacz (PDT/RO) reforçou que é preciso uma ação do ICMBio para que esses pequenos produtores sejam ferramentas de conservação da área ainda intocada da reserva, mas para isso os ânimos devem acalmados. “Esses cidadãos ocupam a região da Reserva Biológica de boa fé, muitos deles com termo de posse das terras, expedido pelos órgãos estaduais”, declarou o senador.

“Estive na região neste final de semana, e para percorrer uma estrada de 61 km, foram precisos 3 horas e meia de deslocamento”, disse o deputado Weverton, que ainda reforçou a necessidade do ICMBio permitir que os moradores ou o poder público possam reformar a estrada que é a única forma de chegar a região, e serve para os pequenos produtores escoarem sua produção de subsistência.

O presidente do ICMBio, Roberto Vizentin, mostrou-se mais uma vez a par da situação, e ciente dos anseios dos produtores, assumiu o compromisso de averiguar as denúncias trazidas e conduzir de forma pacífica todo o processo de redelimitação fundiária da Rebio Gurupi. “Acreditamos que na próxima reunião do Conselho Consultivo da Rebio Gurupi, dia 18 de outubro, já poderemos ter um apontamento para a reconstrução da estrada”, declarou Vizentin.

Além do deputado e do senador Acyr Gurgacz (PDT/RO), estiveram presentes a técnica da liderança do PDT, Tatiany Barata, e pelo Instituto Chico Mendes, a coordenadora geral de Consolidação Territorial, Eliani Maciel, e o coordenador geral de Proteção Ambiental, Virgilio Ferraz.

[catablog_gallery id=”1488″]