Prefeitura repõe busto do jornalista Othelino Nova Alves

60

Em cerimônia de reposição do busto restaurado do jornalista Othelino Nova Alves ao Calçadão da Rua de Nazaré, no Centro de São Luís, o deputado federal Weverton Rocha falou do registro da história para as gerações futuras. “Aqui fica um lugar de reflexão para a sociedade. Homens como ele precisam ser lembrados, para que a nossa geração e as futuras sigam seu exemplo, lutando em favor da democracia”, ressaltou o parlamentar. A área recebeu o nome de Espaço da Liberdade.

A reposição do busto foi feita pelo prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior, com a presença de familiares de Othelino Nova Alves, inclusive do neto, o jornalista e deputado estadual Othelino Neto. Também estiveram presentes o deputado federal Juscelino Filho, os deputados estaduais Edivaldo Holanda, Glaubert Cutrim e Rafael Leitão, o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Douglas Cunha, e o jornalista Lourival Bogea e Hilda Bogea, proprietários do Jornal Pequeno.

Othelino Nova Alves foi jornalista, articulista do Jornal Pequeno e presidente do Sindicato dos Jornalistas do Maranhão na década de 60. Combativo, ele escrevia reportagens políticas ou investigativas que denunciavam abusos e corrupção. Foi assassinado em função do exercício profissional por um ex-diretor da Polícia, que havia sido exonerado após reportagem de Othelino demonstrar o envolvimento dele com extorsão.