Praça é inaugurada e homenageia Joãozinho Trinta

“Esta praça é mais um dos muitos espaços que estão sendo revitalizados pelo governador Flávio Dino para as famílias maranhenses”, disse o deputado federal Weverton (PDT), na inauguração da Praça Joãozinho Trinta, que integra o Complexo Ferroviário da RFFSA, em São Luís. Para Weverton, entrega da praça no carnaval reforça a homenagem a Joãozinho Trinta, “este maranhense ilustre, que ajudou a construir a história do Carnaval brasileiro e mostrou o Maranhão para o mundo inteiro”. Na oportunidade, também foi entregue a Praça Gomes de Sousa, i completamente revitalizada.

O governador Flávio Dino destacou que ao dar à praça o nome do carnavalesco e artista plástico maranhense João Clemente Jorge Trinta – o Joãozinho Trinta –o Governo do Maranhão também presta uma homenagem a todos os artistas que fazem esta grande festa. Agradecendo as presenças da sobrinha do artista, Margarete, e de sua filha, Gabriela, o governador lembrou a trajetória de Joãozinho.

A Praça Joãozinho Trinta integra as ações do PAC Cidades Históricas, do Governo Federal, executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de São Luís e, faz parte do Complexo da RFFSA, na Beira Mar, que está sendo revitalizado para abrigar um espaço de cultura, arte, entretenimento e vivência. O projeto inclui, ainda, a construção de mais duas praças, a reforma total da Praça Gomes de Souza, que atualmente abriga o monumento de 350 anos de São Luís e, melhorias no entorno do complexo cultural.