Pela Educação no Trânsito

191

Em debate feito nesta quarta-feira (19) na Câmara, o deputado federal Weverton Rocha discursou sobre a obrigatoriedade de simuladores nas autoescolas, medida regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) desde dezembro do ano passado.

Simuladores

Segundo parlamentar, a humanização do trânsito no país só poderá ser feita com investimentos em educação para a área. “Essa questão não pode ser comercial, ela precisa ser educacional. Obrigar o uso dos simuladores pelas autoescolas só vai sobrecarregar ainda mais os custos da habilitação para o cidadão. Temos que investir mesmo é na educação dentro de nossas escolas, para que os jovens possam ter a total noção que dirigir vai além de pegar um volante”, enfatizou o deputado.

Desde dezembro de 2013 é obrigatório a prática de aulas com simuladores de direção veicular, nas autoescolas. A medida foi regulamentada pela Resolução do Contran 444/13, que determina a carga horária total de cinco horas. A Câmara dos Deputados analisa Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1.263/13 que susta a resolução.

Veja o discurso na íntegra: