Frente Ovino

O deputado federal Weverton Rocha foi escolhido, nesta quarta-feira (17), em Brasília, para integrar a diretoria da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Ovinocaprinocultura, ou a “Frente Ovino”. A instalação foi articulada pela Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (Arco), cujo presidente é Paulo Afonso Schwab. O lançamento ocorreu na sede da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Também integram a diretoria da frente os deputados Giovani Cherini (PDT-RS) e Valdir Colatto (PMDB/SC), nos cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente.

Frente Ovino

Na ocasião, Weverton Rocha reforçou que o objetivo da “Frente Ovino” é criar e apoiar as políticas públicas e ações privadas que promovam a melhoria do setor. “Vamos nos empenhar para criar mecanismos de defesa de uma política nacional de incentivo, estimulando a pesquisa, criação e abate de ovinos e caprinos“, garantiu o pedetista.

Para o presidente da frente, Giovani Cherini, apesar de ser uma atividade relativamente forte, com rebanho de 26 milhões de cabeças (17 milhões de ovinos e 10,4 milhões de caprinos), abrangendo 650 mil produtores, a ovinocaprinocultura não tem nem cadeia produtiva estruturada, o que limita e até desestimula o setor.

“É um setor muito rentável para o produtor, mas completamente esquecido pelo governo. Não tem escala para abates, nem frigoríficos, preços mínimos, políticas públicas, financiamentos. Queremos lançar ações que fortaleçam a atividade e a ideia é trabalhar por busca de incentivos, diminuição de impostos, linhas de crédito específicas, entre outras”, comentou Chrerini, por meio da assessoria.

A “Frente Ovino” já conta com a participação de 228 parlamentares.