Nosso apoio ao esporte Ludovicense.

152

Nesta semana foi apresentado o Programa Avança São Luís que, nos próximos 15 meses, investirá mais de meio bilhão de reais em diferentes setores da nossa capital, como a saúde, com a construção de novas UPAs e a reforma dos hospitais de urgência e emergência;  educação, com a implantação da escola integral; obras estruturantes, com a ampla renovação do sistema viário e asfáltico para favorecer a mobilidade urbana; além de tantos outros setores que necessitam de atenção e trabalho.

Nos últimos dias, também tivemos a confirmação de que recursos provindos do Ministério do Esporte, a partir de emendas parlamentares, apoiarão diretamente a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em obras de impacto para todos os cidadãos ludovicenses. Cerca de R$ 1,5 milhão será destinado à melhoria de alguns dos nossos espaços destinados ao lazer e ao esporte.

weverton-rocha_esporte
Entre as obras aprovadas e inseridas no Sistema de Convênios (SICONV) estão a criação de academias populares, que atenderão idosos e ainda estarão adaptadas para pessoas com deficiência; a construção do campo do Ipem (São Cristovão), e obras de melhoria da cobertura da quadra do Japão (Liberdade) e da Alemanha, e do vestiário dos Estádios Jairzão (Coroadinho) e Beira Rio (Ilhinha).

Todos esses espaços são tradicionais para o esporte local e recebem torneios durante todo o ano. É essencial que passem por melhorias para que valorizemos o cidadão e melhoremos o que muitas vezes é a única opção de lazer na comunidade. Além disso, os investimentos buscam a transformação social, com a oferta de política pública à juventude e a diminuição da vulnerabilidade social por meio da prática esportiva.

Quero rememorar aos nossos leitores que, à frente da Secretaria de Esporte e Juventude, durante o governo de Jackson Lago, deixamos como legado para o esporte maranhense o Centro de Juventude de Timon, uma obra que pelo seu projeto arquitetônico e atividades lá desenvolvidas, tornou-se referência nacional. Caso o governador Jackson não tivesse sido cassado, teríamos entregado o Ginásio Costa Rodrigues completamente reformado. Palco de tantas conquistas do esporte maranhense, até hoje o ginásio não está disponível à população.

Colocamos o nosso gabinete à disposição do povo de São Luís para buscar nas entidades responsáveis os caminhos para aderir a convênios federais e, assim, garantirmos mais projetos em amplo funcionamento. Enfim, ao secretário municipal Raimundo Penha, ex-presidente da Juventude Socialista do PDT, um grande aliado e amigo, desejamos um excelente trabalho à frente de mais uma ação em prol da melhoria da qualidade de vida de nossa população.

*Weverton Rocha é administrador e deputado federal (PDT-MA)

por Weverton Rocha*