Legado do PDT na Educação de São Luís

Na última semana, recebemos, com muita alegria, os dados do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) que apontou a Região Metropolitana de São Luís como a que oferece o melhor acesso à educação entre as capitais brasileiras. Esses valores relativos à educação são calculados com base na escolaridade da população adulta e também no fluxo de jovens matriculados nas escolas.

Tais dados, coletados pelo Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE), merecem uma análise histórica e política, e que lembremos aos anos em que o município esteve sob o comando de prefeitos pedetistas, com destaque à gestão do nosso saudoso Jackson Lago. Durante nossas gestões, a principal ação foi priorizar a educação pública básica, com a ampliação do FUNDEF e depois FUNDEB.

Legado

A educação sempre foi o carro chefe dos governos do PDT, com obras e nomes que estão gravados na memória positiva dos profissionais de educação. Construímos inúmeras escolas, modernas e de alto padrão, muitas com estrutura até melhores que escolas particulares; oferecemos merenda escolar de qualidade; e valorizamos os professores, diretores e funcionários da educação do município.

E muito mais tem que ser feito. Por isso, apoiamos a atual gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, onde a Secretaria de Educação está em plena sintonia com as diretrizes do ensino e com as práticas pedagógicas em voga. Hoje, as nossas crianças vivenciam experiências extraclasses, antes unicamente restritas aos alunos de escolas privadas, realizam atividades culturais (teatro, balé, opera), possuem orientação de cuidados com saúde bucal, têm acesso a equipamentos que propiciam a inclusão digital, e melhores condições de transporte escolar.

E esse legado do PDT, também é reconhecido pelo governo eleito do Maranhão, que indicou a companheira pedetista, Aurea Prazeres, para assumir a Secretaria de Estado de Educação. É sabido que em âmbito estadual ainda há um abismo entre a educação ideal e a que é oferecida aos jovens do Ensino Médio. Sem dúvidas, o desafio será grande, na busca de uma educação de qualidade, de mais jovens na escola, com mais cultura, esporte e menos riscos sociais como drogas, violência e criminalidade.

Juntos Somos Fortes!

“Investindo em escolas, economizaremos em presídios”

*Deputado federal pelo PDT/MA