Lançamento da Agenda Político-Institucional 2017 da Ajufe

lancamento-agenda-ajufe

O deputado Weverton participou nesta terça-feira do lançamento da Agenda Político-Institucional 2017 da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e na ocasião reafirmou seu apoio à luta dos magistrados por um país melhor. “Entendo que os três Poderes, Legislativo, Judiciário e Executivo, precisam cumprir plenamente seus papeis e dialogar entre si para construir uma saída para a crise do Brasil. Nem sempre temos opiniões iguais, mas acredito que com o bom debate podemos pactuar soluções conjuntas. Estamos do mesmo lado, o lado do Brasil”, ressaltou em sua fala.

As matérias destacadas na agenda da Ajufe demonstram a preocupação da entidade em debater e colaborar para a construção de uma sólida legislação que priorize o aperfeiçoamento de mecanismos de combate à corrupção e a efetividade da jurisdição criminal e civil, que exigem, para tanto, a necessária independência do Poder Judiciário.

São bandeiras da Ajufe projetos como os que instituem a Valorização por Tempo na Magistratura, o Fundo de Custas da Justiça Federal e a reestruturação dos Tribunais Regionais Federais. O resgate da carreira e a valorização da Magistratura Federal permearão a atuação da Ajufe junto ao Congresso. A Ajufe defende, ainda, a ampliação da presença dos magistrados de 1º e 2º graus em todos os processos decisórios do Poder Judiciário. A PEC 187/2012, que dispõe sobre as eleições diretas nos Tribunais, visa aperfeiçoar essa interlocução entre todos os magistrados brasileiros e as cúpulas dos Tribunais, além de dar melhores e igualitárias condições estruturais a todos os juízes, em benefício dos jurisdicionados.