Jackson Lago, um grande líder

225

O PDT foi fundado por grandes líderes, homens que se juntaram em torno de um ideal, que combateram o bom combate pelo trabalhismo e pela melhor distribuição de renda e que inspiram até hoje as novas gerações. Jackson Lago foi um desses grandes líderes. Tornou-se uma referência de luta no Brasil e no Maranhão, onde infligiu a primeira derrota estadual ao grupo que ocupava o poder há 40 anos.

Tive a oportunidade de conviver com o dr. Jackson e testemunhei a trajetória de um homem íntegro, movido por princípios de honestidade, coerência e justiça, pelo espírito da democracia e, sobretudo, pelo amor por seu país, pelo seu estado e pelo seu partido. Todos nós, jovens que começamos nossa vida político-partidária no PDT, fomos inspirados por ele.

Fomos inspirados quando o vimos como gestor de São Luís investindo na construção de escolas e na modernização da saúde, implantando o Orçamento Participativo para garantir que a população fizesse parte das escolhas de prioridade do município. Fomos inspirados quando o vimos insistir na oposição ao grupo Sarney, que comandava o estado há décadas, sem nunca desanimar ou arredar pé de seus ideais. Fomos inspirados quando o vimos liderar um movimento nunca antes visto no Maranhão, que empolgou a população e o levou à vitória na eleição para governo do estado em 2006, derrotando pela primeira vez a família Sarney. Foi um momento histórico, mágico para quem o viveu.

É claro que a Oligarquia reagiu com virulência e conseguiu cassá-lo antes que terminasse o mandato e completasse a transição para um regime democrático e de alternância de poder no Maranhão. Conseguiram tirá-lo do governo, mas nunca conseguirão apagar a história que ele ajudou a escrever, nunca esmaecerão o brilho de suas ideias e nem impedirão que novas lideranças se lembrem com respeito do que ele fez pelo Maranhão.

Há 6 anos Jackson Lago nos deixou, uma grande perda para o Maranhão e para o Brasil. Ele ainda tinha muito a contribuir com sua experiência de gestão e sua capacidade de liderar, principalmente nos tempos em que vivemos, onde o retrocesso tenta se impor contra todas as conquistas históricas do trabalhador.

Mas grandes líderes não morrem jamais, permanecem vivos em nossas memórias, em nossos corações, em nossos sonhos de construir um mundo melhor. Portanto, Jackson Lago vive, ao lado de Brizola, Neiva Moreira, Darcy Ribeiro e tantos outros grandes líderes, e deve ser um norte para todos nós do PDT, para que sigamos sempre coerentes, firmes e persistentes na defesa do trabalhismo, da educação e da justiça social.

Weverton Rocha, deputado federal e líder do PDT na Câmara