Frente parlamentar em apoio ao Programa Antártico

335

Na manhã desta quinta-feira (21), o deputado federal Weverton Rocha (PDT) participou da solenidade que marcou o relançamento da Frente Parlamentar de Apoio ao Programa Antártico Brasileiro, o Proantar. Participaram da solenidade, realizada no Salão Negro da Câmara dos Deputados, o deputado André Figueiredo (PDT/CE), o senador Cristovam Buarque (PDT/DF), que presidirá a Frente, e demais autoridades.

frente proantar3

O objetivo da Frente é garantir apoio aos prosseguimentos das pesquisas realizadas no Continente Antártico por cientistas brasileiros, em face dos compromissos internacionais assumidos pelo País no Tratado Antártico, do qual é signatário.

frente proantar1

Na oportunidade, foi apresentado o projeto da nova Estação Comandante Ferraz, que substituirá a antiga instalação brasileira no continente gelado acometida de incêndio em 2012. Ao longo dos 30 anos de trabalho, o Proantar realizou diversas pesquisas nas áreas de oceanografia, biologia, biologia marinha, glaciologia e meteorologia.

Visita à Proantar

No último mês de março, a convite da Marinha, o deputado Weverton, acompanhado do senador maranhense Roberto Rocha (PSB), de doze deputados e outros dois senadores, visitou as instalações emergenciais do Proantar.

Missão Antartica _Roberto Rocha e Weverton

“A Marinha do Brasil desempenha um papel fantástico e estratégico, não apenas para o Brasil, mas para o mundo. A Frente vem para dar o apoio necessário à Marinha, à FAB e todas as forças que estão empregadas dentro do Tratado de Madrid, que é levar a nossa representação dentro do continente Antártico brasileiro”, disse o parlamentar maranhense.