Entrevista Rádio Capital

182

Em entrevista, Weverton Rocha fala sobre os conflitos com a ampliação de territórios indígenas

Na manhã desta terça-feira (25), em entrevista concedida ao apresentador Renato Souza, da Rádio Capital AM, o deputado federal Weverton Rocha voltou a falar sobre os conflitos que o país enfrenta atualmente com a ampliação de territórios indígenas.

Em destaque, o parlamentar comentou sobre o conflito existente no noroeste do MA (entre os municípios de Centro Novo do Maranhão, Governador Newton Bello, São João do Caru e Zé Doca), onde cerca de 1.200 famílias estão sendo expulsas de suas terras porque uma área de 118 mil hectares da região foi integrada ao território indígena Awa-Guajá.

Conforme aponta o deputado, aproximadamente 14% de todo território nacional atualmente é demarcado como território indígena. “O país vive hoje um momento muito difícil no que toca a política fundiária. Somente no Maranhão, temos três casos emblemáticos sobre esta situação. Além desta situação que relatamos, tem os casos das reservas Governador e Porquinhos, que ocupam mais da metade dos municípios em que estão situadas – respectivamente Amarante e Fernando Falcão – e passam por pretensões de ampliação para ocupar quase a totalidade destes dois municípios, expulsando milhares de pessoas de seus lares”, ponderou Weverton.

O parlamentar tem acompanhado de perto a questão, e por diversas vezes denunciou na tribuna da Câmara Federal o descaso com que o poder público tem tratado os milhares de pequenos agricultores que moram na região há mais de 20 anos.

Ouça na íntegra:
https://soundcloud.com/weverton-rocha-3/entrevista-r-dio-capital