Encontro da bancada federal e a FAMEM, em Imperatriz

204

No último dia 27, o deputado Weverton Rocha participou, em Imperatriz, do primeiro encontro do Projeto “Município em Foco”, idealizado pela Federação dos Municípios do Maranhão (Famem). O encontro, cujo objetivo era discutir e alinhar as ações dos parlamentares em Brasília em prol da causa municipalista, reuniu parte da bancada federal, cerca de 80 prefeitos, líderes comunitários e de classes e representantes da Caixa Econômica Federal e DNIT.

_DSC5423

O deputado Weverton elogiou a iniciativa. “Muito boa a iniciativa da Famem de reunir os gestores municipais e a bancada federal para discutir as reivindicações dos nossos municípios. Tenho certeza de que esse projeto irá fortalecer o municipalismo no estado”, disse o parlamentar.

Além do diálogo entre os vários agentes da classe política do estado, participaram dos debates o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Gerardo de Freitas Fernandes, e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Hélio Durans.

Na ocasião, o superintendente do DNIT apresentou o cronograma de execução das obras de duplicação da BR-010, que encontra-se atrasada por questões climáticas, pendências nos licenciamentos ambientais e, ainda, pela indefinição quanto à responsabilidade financeira da retirada dos postes do trecho a ser duplicado.

_DSC5458

Ao ser questionado pelo deputado Weverton sobre o tema, o representante do DNIT reafirmou que a responsabilidade dos custos será da Cemar. O parlamentar maranhense novamente ressaltou que não deverá cair sobre o consumidor o custo dessa operação. “Mais um motivo da importância de criação do Comitê Gestor, pela Câmara de Vereadores, para alinhar essas indefinições”, ressaltou.

O superintendente da Caixa Econômica Federal, também aproveitou o espaço para falar sobre os programas de financiamento colocados à disposição das prefeituras municipais e para tirar as dúvidas dos prefeitos, que, na ocasião, apresentaram todas as dificuldades que têm enfrentado com os burocráticos processos para o recebimento das emendas parlamentares, individuais e da bancada. Após solicitar da superintendência regional a relação de processos que contém pendências, o pedetista elogiou a apresentação “Foi produtivo para que nós da bancada apoiemos os prefeitos desde a destinação até o empenho”, finalizou o deputado Weverton.

Também participaram do encontro o presidente da Famem, Gil Cutrim, o coordenador da bancada federal maranhense, o deputado Pedro Fernandes, o senador Roberto Rocha, os deputados federais André Fufuca, Cleber Verde, Zé Reinaldo, Hildo Rocha e Deoclides Macedo, e os deputados estaduais Glaubert Cutrim, Marco Aurélio, Léo Cunha, Ricardo Rios e Valéria Macedo.