Nesta quarta-feira (29), o deputado federal Weverton Rocha (PDT) se reuniu com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para pedir o apoio do Governo Federal na aprovação das emendas à Medida Provisória 733, que trata da liquidação e da renegociação de crédito rural por agricultores do Nordeste e aqueles inscritos em Dívida Ativa da União.

efe

No dia 21 de junho, Weverton apresentou quatro emendas à Medida Provisória 733/2016, abrindo novos prazos para negociação das dívidas rurais. O líder do PDT na Câmara solicita que seja transferida a data de pagamento das parcelas vencidas e que vencerão em dezembro de 2016 para o final do contrato das operações relativas ao custeio das safras no Maranhão, Tocantins, Piauí e Centro-Oeste. “O pedido é um clamor dos produtores rurais dessas regiões que sofreram com uma das estiagens mais severas dos últimos tempos, e a perda de grande parte de suas produções”, destacou o pedetista.

Na ocasião, o ministro Blairo Maggi reconheceu a importância da pauta e declarou que já têm tratativas adiantadas junto a sua equipe em benefício aos produtores. “Temos que intervir. O agricultor tem sofrido com as secas, tanto que há reflexos em diferentes setores, como no transporte de grãos. Por isso, temos orientado o Banco do Brasil a seguir o manual do crédito rural para apoiar os nossos produtores”, afirmou.