alx_4592

A Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (4), sessão solene em homenagem aos agentes comunitários de saúde e aos agentes de combate a endemias. O deputado federal Weverton Rocha, que representou a bancada do PDT durante a solenidade, destacou a importância dos profissionais no combate a doenças e no fortalecimento de práticas de saúde realizado nas residências.

“Esse trabalho de formiguinha, de casa em casa, feito por nossos agentes de saúde é extremamente importante. É muito mais fácil e barato erradicar os focos do mosquito Aedes aegypti, usar camisinha e praticar atividades físicas, do que tratar a dengue, a zika, a AIDS e a hipertensão”, salientou.

O pedetista maranhense destacou, também, sua atuação parlamentar em apoio aos agentes comunitários de saúde, como a revogação de uma portaria que desobrigava os municípios de contratá-los. A proposta anterior da Portaria Nº 958/2016 era de que as prefeituras poderiam substituir os agentes por técnicos de enfermagem, o que não foi admitido pelos agentes.

“Foi muito bom saber que o Ministério da Saúde corrigiu o equívoco representado pelas portarias. Sempre me preocupei com a defesa dessa categoria por entender que sua participação é essencial para uma sociedade saudável e com boa qualidade de vida. Em razão disso, e a pedido dos agentes, assinei o pedido de revogação”, afirmou.