DEU NO BLOG – Estatuto da Juventude: Agora é Lei

Dep Weverton Rocha CDU _foto Fred Cunha (2)

A juventude sempre teve papel primordial na formação democrática no nosso país. Combatemos a ditadura, pedimos Diretas Já, pressionamos o Congresso pelo Fora Collor e estávamos nas ruas pedindo melhorias nos serviços básicos para a população. Mas até então o que havia de retorno específico para o jovem brasileiro se perdia em meio a esses marcos históricos. Até então.

A presidente Dilma sancionou na segunda-feira (5/8) o Estatuto da Juventude, onde políticas públicas como: educação, saúde, trabalho, acesso a cultura e transporte serão aprofundadas e ficam assegurados para os cidadãos de 14 a 29 anos de idade, uma massa de 51 milhões brasileiros que necessitam desse aporte federal para que se minimize os riscos sociais tão comuns dessa faixa da população.

Estive presente na ocasião e foi reconfortante ver, finalmente, o empenho do governo para com a juventude, e ter a sensação de vitória para com a minha luta e de tantos outros companheiros que, antes e depois de mim, engrossaram as fileiras buscando melhoria na qualidade de vida da população mais sofrida.

Além de fortalecer as políticas para a juventude, o Estatuto garante a criação de espaços para que a juventude seja ouvida, como Conselhos estaduais e municipais. Continuaremos atentos para que o Estatuto da Juventude seja cumprido, contem comigo como legítimo representante do movimento estudantil dentro do Congresso Nacional.

Aproveito o espaço para parabenizar os estudantes, que tem seu dia comemorado nesse domingo (11/8) e quero renovar meu compromisso com a “estudantada”. Tenho sido repetitivo em meus discursos quando digo que ao investirmos em educação de qualidade economizamos em Segurança Pública.

É por essa máxima tão bem aplicada nos tempos do então governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola, que temos que guiar nossos esforços como deputado federal. Um primeiro passo é a retomada e aprovação da destinação dos royalties do petróleo, prioritariamente para a educação. É investindo na melhor formação da nossa população que continuaremos dando o tão aclamado “show de desenvolvimento”.

Por Weverton Rocha*

Juntos somos fortes!

*Weverton Rocha é administrador e deputado federal (PDT-MA)