Ativação Rede de Fibra Optica no Balsas

468

O deputado federal Weverton Rocha apresentou, nesta terça-feira, 16, em audiência com o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, indicação de número 572, protocolada na Câmara dos Deputados, que sugere ao órgão a adoção de medidas para a efetiva ativação da rede de fibra óptica federal na cidade de Balsas, no Maranhão.

fibra

Segundo o parlamentar maranhense, o pedido se dá pela precariedade dos serviços de internet disponibilizados à população do município, que tem o 4º maior PIB do Maranhão, é responsável por 10% da produção nacional de soja, possui os menores índices de analfabetismo do estado e é a cidade-sede do agronegócio no MATOPIBA – mais nova fronteira agrícola formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

“Atualmente, Balsas tem uma média de acesso que oscila entre 2 e 3 megabytes, o que está abaixo ou, por vezes, menos da metade da velocidade média da banda larga fixa nacional, que é de 5 megabytes. O que não atende à demanda da região”, disse Weverton.

A indicação do pedetista solicita a ativação da rede de distribuição da Eletrobrás / Eletronorte de alta tensão na subestação de Balsas, com o objetivo de implantar, em médio prazo, no estado do Maranhão, uma ampla rede de fibra óptica, para cobrir todo o território maranhense.

O Ministro Ricardo Berzoini, que no mês passado apresentou o Plano de Expansão da Rede de Fibra Óptica Nacional, declarou que o Governo Federal tem planos ainda mais ousados. “Nossa meta é alcançar 90% dos municípios brasileiros com a tecnologia da fibra óptica que deve triplicar a capacidade média de envio de dados”, afirmou Berzoini.

COMPARTILHAR
Notícia AnteriorNOTA DE PESAR
Próxima notíciaRedução da maioridade penal