Programa Água para Todos

232

O deputado federal Weverton Rocha (PDT) participou, na manhã desta segunda-feira (15), do lançamento do programa ‘Água para Todos’. O projeto, implantado pelo Governo do Estado, através da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), terá a missão de levar água tratada a todos os lares maranhenses.

agua2

Entre as metas do programa, estão o reforço do abastecimento de água na região central, a conclusão da reforma parcial do sistema Italuís e a instalação da elevatória na altura do km 22 da BR-135, para reforçar o bombeamento de água do sistema, aumentando em 75% o fornecimento de água na Ilha.

De acordo com o governador Flávio Dino, o ‘Água para Todos’ vem para romper com o problema histórico que afeta milhões de maranhenses. “Desde o começo do nosso governo temos feito o máximo para mudar esse quadro. Nestes meses já realizamos reparos e intervenções emergenciais em várias cidades maranhenses. E vamos ampliar cada vez mais a nossa capacidade de dar respostas concretas aos graves problemas de fornecimento de água em diferentes lugares”, destacou o governador.

Em sua fala, o presidente da Caema, Davi Telles, destacou as ações que estão sendo executadas e a prioridade do programa ‘Água para Todos’ na gestão do governador Flávio Dino. “Nestes meses de gestão consolidamos investimentos que nos permitem dizer que o Maranhão já experimenta hoje o maior ciclo de investimento público em abastecimento de água desde o Italuís, do início da década de 80. Esses investimentos vão desde a fundamental obra do reforço de vazão para acabar com o rodízio histórico de água na capital, passando pelos mais de R$ 70 milhões nos sistemas de abastecimento pleno das sedes das cidades do ‘Mais IDH’ e chega até os R$ 20 milhões para execução imediata em Imperatriz na recuperação do sistema de captação, tratamento e distribuição”, apontou o gestor da Caema.

O deputado Weverton acentuou a importância do programa, que cria condições humanas e estruturais para o povo maranhense, especialmente para os 30 municípios beneficiados com ações do ‘Mais IDH’. “O projeto amplia a capacidade de combater a pobreza que ainda afeta a vida de milhões de maranhenses. Estou aqui na torcida para que a água gere emprego para o povo do campo, diminuindo o êxodo rural e trazendo melhorias nas condições de saúde da população”, pontuou o parlamentar.

Também estiveram presentes na solenidade de lançamento, que aconteceu na sede da Companhia, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda, o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, secretários de estado, deputados estaduais, deputados federais, dentre outras autoridades.