Deputado Weverton integra grupo parlamentar do BRICS

168

O deputado Weverton Rocha (PDT/MA) integra o grupo de parlamentares brasileiros do BRICS. O grupo foi proposto por um projeto de resolução apresentado pelo deputado André Figueiredo, líder do PDT na Câmara, e aprovado em plenário em fevereiro deste ano. O objetivo é incentivar e desenvolver as relações entre os cinco países que formam o grupo – Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul.

BRICs

Para Weverton, o BRICS é uma referência no cenário econômico e político internacional. “Precisamos trabalhar para consolidar ainda mais este bloco. São países que têm tarefas em comum no sentido de incentivar e desenvolver as relações e cooperar para o maior intercâmbio entre seus poderes legislativos, em busca do desenvolvimento no cenário internacional”, destacou o parlamentar.

Desde 2009, o grupo tem realizado encontros de cúpulas com o objetivo de melhorar a cooperação multilateral em temas como tratados de comércio, tecnologias e investimentos diretos.

Em 2014, o grupo oficializou, no Brasil, a criação do chamado Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), uma instituição financeira com o propósito de financiar projetos de infraestrutura em países emergentes.