Conselheiros tutelares agradecem apoio do deputado Weverton

1589

wr-penha-e-conselheiros-tutelares

O deputado federal Weverton Rocha, líder do PDT na Câmara, recebeu em seu gabinete de São Luís, representantes da União de Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares do Maranhão (Unicectma), para tratar da entrega de kits aos Conselhos Tutelares de 20 municípios maranhenses e projetos de lei que tramitam na Câmara definindo salário e tempo de mandato de conselheiros. Participaram da reunião o presidente da Unicectma, Darlan Mota, membros da diretoria, conselheiros da Cohab e o vereador do PDT, Raimundo Penha.

Os kits dos Conselhos foram garantidos por Weverton Rocha junto à Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e vão facilitar o trabalho dos conselheiros. Serão entregues para cada município 1 automóvel, 5 computadores, 1 impressora, 1 refrigerador e 1 bebedouro. Serão beneficiados os municípios de Amarante do Maranhão, Açailândia, Axixá, Brejo, Buritirana, Coroatá, Cururupu, Davinópolis, Godofredo Viana, Icatu, Igarapé Grande, Itinga do Maranhão, Lago dos Rodrigues, Miranda do Norte, Mirinzal, Paulino Neves, Pedreira, São Felix de Balsa, São João do Caru, Trizidela do Vale.

O deputado é autor de dois projetos de lei que beneficiam os conselheiros. O primeiro prevê apoio técnico por parte da Justiça Eleitoral para o processo de escolha dos Conselheiros Tutelares e o segundo estabelece um piso nacional de R$ 3.520,00 para a categoria. Os dois projetos encontram-se em análise na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara.

Os conselheiros agradeceram o apoio e pediram que o deputado continue lutando pelo trabalho dos Conselhos Tutelares. Eles também pediram apoio para o projeto que altera a quantidade de vezes em que é permitida a recondução do conselheiro. Hoje a lei determina que são por dois mandatos, mas existe um projeto que prevê que o limite seja determinado pela comunidade.