fbpx
 

NotíciasDiretor da Petrobras reafirma, em audiência pública, que o cancelamento das refinarias foi motivado por questões econômicas

9 de abril de 2015

A Comissão Externa que analisa o cancelamento da construção das refinarias Premium I e II, realizou, nesta quarta-feira, 8, a segunda audiência pública para discutir sobre o impacto gerado com a decisão da Petrobras.

CEX Refinaria Premium 01

Além dos parlamentares que integram a comissão, participaram do evento o diretor de Abastecimento da estatal, Jorge Celestino Ramos, o gerente-geral da Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste- LUBNOR, Fábio Lopes de Azevedo, e o presidente do Sindipetro CE/PI, Francisco Carlos Oriá Fernandes.

Durante a audição, Celestino Ramos foi categórico ao reafirmar a decisão da Petrobras quanto ao encerramento das atividades das Refinarias e falou sobre o processo de devolução de terrenos e comodatos. Ramos falou, ainda, que o encerramento das atividades nas duas unidades do Nordeste, foi motivado, principalmente, pela crise internacional, variação negativa das “margens de refino” e a necessidade da empresa de preservar seu caixa. “Admitimos que o fim do empreendimento não foi comunicado da melhor forma”, ressaltou o diretor.

DSC05534

A coordenadora da Comissão Externa, a deputada Eliziane Gama (PSB/MA), mostrou descontentamento com as explicações dadas pelo diretor e questionou que em nenhum momento os projetos foram apresentados como de risco. “Foram investidos 2 bilhões de reais. Um mega investimento como esse não pode ser um tiro no escuro”, pontuou a pessebista.

_DSC5545

O deputado Pedro Fernandes (PTB/MA), coordenador da bancada federal maranhense, também criticou a postura da estatal e questionou a qualidade do projeto. “Isso é conversa pra boi dormir, me sinto desrespeitado”, disse Pedro Fernandes. Em protesto, o parlamentar retirou-se da reunião.

Em seu discurso, o deputado Weverton Rocha (PDT/MA), autor da proposta para realização da audiência, lamentou pelos investimentos perdidos e pela frustação de centenas de jovens de Bacabeira, que dedicaram seu tempo nos cursos profissionalizantes na área de Petróleo e Gás, em busca do tão esperado emprego no empreendimento. “Saímos hoje decepcionados com a postura da Petrobras de abrir mão do investimento no Nordeste. Mais que isso, por conta de nuances de mercado, abrir mão dos sonhos de toda uma geração”, declarou.

CEX Refinaria Premium 02

Na oportunidade, Weverton anunciou que formulou indicações à Procuradoria e à Defensoria Pública, sugerindo que os dois órgãos criem mecanismos de proteção a quem tomou empréstimos e contraiu dívidas, na expectativa da instalação das Refinarias, e propôs a revisão da Lei do Petróleo, como garantia de que uma quantidade mínima do petróleo seja refinada no Brasil.

O deputado cearense Chico Lopes (PCdoB), também usou o espaço para destacar o impacto irreversível em seu estado, com a retirada e realocação de comunidades indígenas para a instalação da Refinaria, mas mostrou-se otimista. “Com o pré-sal teremos a necessidade de refinarias”, ressaltou Chico Lopes, na esperança de que os projetos possam ser rediscutidos.

https://wevertonrocha.com.br/wp-content/uploads/2022/10/logo-wr-site.png